Notícias da diocese › 21/11/2023

Diocese de Osório e Rádio Maristela são premiadas no 8º Mutirão de Comunicação (Muticom) em Santa Maria

Com o tema Comunicação e missão: o anúncio que brota do coração, aconteceu no último sábado, 18, no Seminário São José, em Santa Maria, o 8ºMutirão Regional de Comunicação (MUTICOM). A programação teve início pela manhã, com acolhida e oração conduzida pelo arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin. Ele  falou sobre a importância do evento e da Pastoral da Comunicação. “Um evento desses serve para nos ajudar a sermos missionários e comunicar a boa nova”, afirmou dom Leomar.

Na sequência, dom Juarez Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre e Referencial para a Comunicação no Regional Sul 3, saudou os quase cem comunicadores presentes e afirmou que “a comunicação é um instrumento de evangelização, que deve estar presente em todas as dimensões, em todas as pastorais”.

Este 8º Muticom contou com a assessoria do ir. Alan Patrick Zuccherato e da jornalista Camila Moraes, ambos da TV Aparecida, em São Paulo. Os dois trabalharam o tema do Muticom e refletiram especialmente a ligação entre comunicação e missão.

Na parte da tarde, foram realizadas duas oficinas, uma sobre técnicas de motivação em apresentações de eventos com os mesmos assessores da manhã e a outra com o tema “A paróquia tá on: Redes Sociais e comunicação digital“, com Everton Cardoso, da Pascom de Osório.

Confira a seguir a reportagem em vídeo:

Prêmio de Comunicação

Dom Juarez Destro entrega o Prêmio a Melissa Maciel, vencedora da categoria Redes Sociais/Fanpage e Rádio.

Durante a tarde no 8º Muticom foi realizada a divulgação dos vencedores da 2ª edição do Prêmio de Comunicação “Eu faço a diferença”. No total, 46 trabalhos foram inscritos, em sete categorias, e os vencedores foram agraciados com troféus.

Confira a seguir os vencedores em cada categoria:

I – Informativo
Informativo Carmelitano
Arquidiocese de Porto Alegre
Leonardo Rodrigues dos Santos

II – Reportagem

II.I Subcategoria Texto
Fragmentos da vida Irmão Leandro
Revista Rainha dos Apóstolos
Judinei Vanzeto

II.II Subcategoria Vídeo
Hábitos do saber interativo
Arquidiocese de Santa Maria
Marcos Barcelos

II.III Subcategoria Programa de rádio
Rádio Maristela
Diocese de Osório

III – Redes Sociais/Fanpage:
Diocese de Osório
Melissa Maciel

IV – Fotografia
Dioicese de Caxias do Sul
Angélica Stefanski

V – Projetos de comunicação
Chamados a Servir – Diocese de Montenegro
Victor Oliveira

9º Muticom e programação para 2024

Ainda durante o encontro, a coordenação da PASCOM RS divulgou o local do 9º MUTICOM. O evento, que acontecerá no dia 7 de dezembro de 2024, será em Osório.

O próximo ano também traz uma novidade importante aos pasconeiros e pasconeiras do Rio Grande do Sul: nos dias 09 e 10 de março, a PASCOM promove o Retiro da Pascom, em Porto Alegre, inspirado pelo tema da Mensagem do Papa Francisco do ano vem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana.

Fonte: CNBB Sul 3 / Rosibel Fagundes

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.