Pe. Adalberto Lumertz Borges

Nascimento: 28 de janeiro de 1961
Ordenação Sacerdotal: 19 de junho de 1988

Pe. Adalberto é natural de Três Cachoeiras, da Paróquia São José. Nasceu em 28 de janeiro de 1961 e, em 1976 entrou para o Seminário Santo Antônia Maria Claret, tendo cursado Filosofia na Universidade UCS (Caxias do Sul) e Teologia na PUC-RS (Porto Alegre).

Foi ordenado diácono no dia 02 de agosto de 1987, na paróquia Sagrada Família de Caxias do Sul, por Dom Paulo Moretto. No ano de 1988, em 19 de junho, ordenado sacerdote na Paróquia de São José, em Três Cachoeiras.

Após sua ordenação sacerdotal, em 1988, assumiu o cargo de administrador Paroquial, na Paróquia São Vicente de Paulo, Caxias do Sul, Diocese de Caxias.

Passou pelas paróquias Santos Apóstolos em Caxias do Sul e os últimos vinte anos na região de Torres, Paróquia São José, de Três Cachoeiras, São Luiz Gonzaga, de Morro Azul e a paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara.

Atendeu também as praias de Torres durante seis anos. Nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Dom Pedro de Alcântara em 2006 até 2019.

Atualmente é pároco na Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio da Patrulha.