Notícias da diocese › 29/11/2022

Após longa recuperação de acidente, Pe. Ceverino Craco será vigário paroquial em Capão da Canoa

Foram dez meses e 15 dias de internação hospitalar para a recuperação de Pe. Ceverino Craco, após grave acidente ocorrido em junho de 2021, em Maquiné. Atualmente encontra-se na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Capão da Canoa, concluindo a sua recuperação e onde permanecerá em 2023 como vigário paroquial.

Segundo Pe. Ceverino, não podem imaginar a gratidão por toda a Diocese de Osório e por todas as Dioceses do Rio Grande do Sul e várias outras pelo Brasil e até de outros países pelas incontáveis orações. “Sou mais um milagre da oração”, afirma Pe. Ceverino. O sacerdote louva e agradece a Deus pelo milagre que afirma ter recebido no ano passado, e pela medicina, agradecendo aos profissionais de saúde pela atenção e empenho persistente durante todo o período.

Desde o seu retorno para a Diocese, Pe. Ceverino segue firme no propósito de visitar todas as paróquias da Diocese e rezar uma missa na igreja sede de cada paroquia, em agradecimento pelas orações e preces feitas para a recuperação dele.

Foto: Pascom São Domingos / Celebração em ação de graças em Torres

“Iniciei a realização de celebrações em ação de graças pelas paróquias que iniciei minha vida sacerdotal até os dias atuais. A primeira missa foi na Paróquia São José (Três Cachoeiras) e, na sequência, na Paróquia Imaculada Conceição (Três Forquilhas), Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul), Paróquia São José Operário (Vila São João/Torres), Paróquia São Domingos (Torres), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Arroio do Sal), Paróquia São Pedro (Terra de Areia), Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Osório), Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Capão da Canoa) e Paróquia São Pedro (Xangri-Lá). Até o final do ano pretendo passar por toda a Diocese”, explica o Pe. Ceverino.

Passado o susto e em plena recuperação, ele mesmo recorda o dia do acidente em seu relato abaixo, reafirmando com muita fé que recebeu a graça de continuar sua missão.

“Eu sofro de algumas doenças a longo tempo, entre elas diabetes, pressão alta, ferritina e gordura no fígado. Algumas pessoas afirmaram que na missa que eu presidi antes do acidente eu havia passado mal e desmaiado. As pessoas me acudiram e quando me senti melhor cometi o erro fatal de pegar meu carro e ir para outro lugar. No carro eu desmaiei novamente e acabei batendo em poste de concreto.

Com a batida tive traumatismo craniano e duas costelas quebradas, que perfuraram meu pulmão inteiro no lado direito. Fui levado para o Hospital São Vicente de Paula, em Osório, em situação muito grave a ponto de os médicos pedirem para eu ser transferido para o Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, pois em Osório não teria estrutura para me auxiliar.

Cheguei no Hospital do Mãe de Deus com 1% de chance de vida. Os médicos falaram que eu teria apenas horas de vida. Meu coração parou sete vezes e por sete vezes me reanimaram. Fiquei em coma profundo por 63 dias e acordei milagrosamente.

O médico que cuidou de mim, por mais de dez meses, disse não ter conhecimento de uma pessoa ter paradas do coração por sete vezes e sobreviver. Além do coma eu contraí duas bactérias ‘ferozes’ no pulmão e fiquei com sondas para suprir todas as minhas necessidades por oito meses.

Aos poucos, com oração e fé de tantos fiéis, amigos e familiares, recuperei a saúde e posso voltar a atuar em uma comunidade de fé. Em 2023 a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa seguirá sendo a minha missão.”