Notícias da diocese › 07/03/2023

130ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas passa por mudanças e é avaliada positivamente

Entre os dias 16 e 28 de fevereiro de 2023 foi realizada a 130ª edição da Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá. Nos primeiros nove dias ocorreu a Novena em preparação à Romaria, realizada no final de semana de 25 e 26/02, quando o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, presidiu no domingo, 26/02, a Santa Missa Solene às 15h, também transmitida pela Pastoral da Comunicação nas redes sociais da Diocese de Osório.

Já o Dia de Nossa Senhora das Lágrimas foi celebrado no dia 28 de fevereiro, terça-feira, encerrando as atividades no Santuário Diocesano, localizado na comunidade do Alto-Caraá.

Segundo o pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Gibrail Walendorff, desde que assumiu a paróquia, em 2021, uma profunda reflexão foi necessária para resgatar a finalidade de um Santuário Diocesano. E, a partir de um trabalho junto às lideranças da comunidade paroquial, chegou-se a quatro objetivos de um Santuário Diocesano.

São eles:

a) Desenvolver atividades religiosas que possibilitem o crescimento da fé dos romeiros devotos para fortalecer a espiritualidade Mariana e prosseguir em seus caminhos , de modo especial na escuta da Palavra de Deus, participar da Eucaristia e receber o sacramento da reconciliação;

b) Preparar bem as celebrações e as devoções populares de caráter devocional a Nossa Senhora das Lágrimas legitimamente reconhecidas pela Igreja e o Ordinário local;

c) Atender com caridade pastoral os peregrinos que buscam orientação e conforto espiritual, cura da alma e do corpo;

d) Levar os peregrinos à comunhão e participação na vida e na missão da Igreja, integrando-os na sua ação evangelizadora.

Na Romaria deste ano, os fiéis e romeiros puderam experimentar esse novo jeito de vivenciar a experiência de estar na casa Mãe, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas.

Pe. Gibrail explica que as principais mudanças ocorridas na Romaria deste ano envolve principalmente organização da Romaria, como a suspenção do acampamento, dos vendedores ambulantes, da venda e o consumo de bebida alcoólica por tempo indeterminado e, ainda foi suspenso, temporariamente, o churrasco, os leilões e a missa campeira, “para que ali fosse de fato um Santuário, lugar de oração e devoção, escuta da Palavra e vivência da fé nos sacramentos”.

Em uma avaliação da Romaria deste ano, que teve por tema “Nossa Senhora das Lágrimas, Mãe do Menino Jesus. Ela, que nos educa e acompanha nas horas difíceis”, Pe. Gibrail afirma que “foram dias de graças de Deus, de alegria e de fé dos devotos e peregrinos que compreenderam o sentido do Santuário Diocesano de Nossa Senhoras das Lágrimas, lugar sagrado para os fiéis que viveram seu encontro com Deus agradecendo e pedindo a proteção de Nossa Senhora das Lágrimas.

>> Confira a íntegra da avaliação, AQUI: avaliação da Romaria

Outro destaque da Romaria de 2023 é a Imagem de Nossa Senhora das Lágrimas recuperada e restaurada ao povo.

>> O registro fotográfico da Missa Solene, no dia 27/02, é de Diego Pedrotti, confira o álbum completo clicando, AQUI!