Notícias da diocese › 08/06/2023

Espiritualidade, desenvolvimento social e cidadão são pilares do projeto social “Amigos do Guarita” em Torres

O projeto social Amigos do Guarita surgiu a partir de uma ação educacional realizada em 2021, que visava oferecer agasalhos e uma refeição quente às famílias em vulnerabilidade social do bairro Guarita em Torres.

De acordo com o coordenador do Projeto, Adriano Bitencourt, a experiência da ação pontual despertou o desejo de continuidade em alguns participantes da primeira ação, e com mais pessoas se juntando a causa, os voluntários se comprometeram a fazer algo mais pela comunidade, algo verdadeiramente transformador.

A proposta oferece oficinas, formações, momentos de cultivo da espiritualidade e distribuição de refeições. “As ações realizadas visam a formação integral do ser humano, considerando a dimensão da espiritualidade, do desenvolvimento social e cidadão dos moradores da comunidade, especialmente das crianças e adolescentes. Visa o bem da comunidade da Guarita”, afirma Adriano.

Com mais pessoas apaixonadas pela proposta, o Projeto recebe também o apoio de empresas da cidade e da Igreja Católica e, em 2022, as atividades ganham novo entusiasmo e passam a ser realizadas no salão comunitário Nossa Senhora da Conceição, na Rua Santa Bárbara, nº 46, atendendo as crianças e adolescentes com atividades de formação integral: pedagógicas, recreativas, de meio ambiente e religiosas.

Atualmente, o Projeto acontece todos os sábados, das 14h às 18h, envolvendo 80 voluntários, divididos em equipes semanais, beneficiando aproximadamente 40 crianças e adolescentes, sendo oferecidas 90 refeições por sábado.

No espaço, ao lado do salão comunitário, havia um terreno baldio que foi transformado em uma horta comunitária cercada, espaço com gramado para atividades ao ar livre em segurança e reboco externo do salão, realização do projeto por meio de parcerias entre empresas e dedicação de voluntários.

Quer saber mais e fazer parte, contate: https://chat.whatsapp.com/GCU1DELAGmL6OE5MsqA5yx

Fotos: Arquivo Projeto Amigos do Guarita

Fonte: Rádio Maristela