Cursilhista da Diocese de Osório é eleito coordenador do Grupo Executivo Regional (GER) do MCC

Entre os dias 15 e 17 de março ocorreu a 42ª Assembleia Regional (AR) do Grupo Executivo Regional (GER Sul3 RS1) do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), em Passo Fundo. O Grupo Executivo Diocesano (GED) de Osório participou com 10 cursilhistas, incluindo o coordenador diocesano Fabiano Silveira de Oliveira e o assessor eclesiástico do Movimento, Pe. Ricardo Justin Jacoby.

Representantes do GED da Diocese de Osório

Juntamente a outras sete dioceses, no evento foi aprofundado o tema “A Sinodalidade na missão do MCC”, com o lema “Preservar a Unidade do Espírito e seguir a verdade em amor”. Neste ano, o foco principal foi na dimensão da “Humanização a partir das Eucaristias”. A Assembleia contou com a assessoria do representante do Grupo Executivo Nacional (GEN), o cursilhista Corinto Luiz do N. Arruda.

Os cursilhistas, leigos e padres puderam trocar experiências entre si em grupos. Essa troca de experiências entre os GED nestes grupos favorece o crescimento e abre novos horizontes para os cursilhistas que nunca tiveram a oportunidade de participar e vivenciar esse ambiente de estudo em Assembleia.

A AR foi eletiva, e o coordenador do GED de Osório foi eleito, por unanimidade, como o novo coordenador do GER para o triênio 2025-2027. Ressalta-se que é a primeira vez que um cursilhista da Diocese de Osório é eleito para coordenar o Movimento em nível regional.

A cursilhista Karine Salvador, do setor de Arroio do Sal, conta que tiveram um fim de semana especial de convivência e aprendizado nesta AR. “Foram momentos muito marcantes mas em especial o que vamos trabalhar esse ano: ‘A Humanização a partir da Eucaristia’, precisamos não só conhecer esse Cristo mas levar ele ao conhecimento de todas as pessoas, em especial as mais afastadas para assim trabalharmos em comunhão com nossos irmãos de fé levando o Amor de Cristo ao alcance de todos”, conta a cursilhista.

O assessor eclesiástico do MCC, pe. Ricardo, diz que aprende-se muito com a troca de experiência das diferentes realidades. “A experiência de participar da minha primeira Assembleia Regional do MCC como assessor eclesiástico foi enriquecedor, para conhecer a organização do movimento a nível estadual”, explica o padre.

O coordenador do GED de Osório, Fabiano, afirma que ficou lisonjeado ao ser eleito o novo coordenador do GER Sul3 RS1 e que sabe da responsabilidade desta função dentro do movimento, mas que não tem medo, pois, tem a certeza que o Espírito Santo caminhará junto.

“Há dois anos o cursilho vem estudando a questão da sinodalidade e este ano trás a dimensão da Eucaristia e, a partir dela, nos humanizar ainda mais, para assim, levar Jesus Cristo a todo aquele irmão que ainda não teve um encontro pessoal com Ele. E esta é a missão de todos cursilhista”, declara o coordenador.