DSC_0083aDom Jaime Pedro Kohl

Dom Jaime Pedro Kohl é natural de Linha Carolina, então município de Montenegro, Rio Grande do Sul. Nasceu dia 12 de dezembro de 1954. Segundo filho de BenoKohl e Gema Agostini Kohl. Foi batizado em 22 de dezembro de 1954 e o sacramento do Crisma recebeu em 21 de abril de 1959.

Os estudos foram realizados de 1969 a 1972, no curso ginasial no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Depois em 1973, Ensino Médio no Colégio Rosário (1º ano), em Porto Alegre. De 1974 a 1975 deu continuidade no Colégio Nossa Senhora da Glória (2º e 3º anos), em Porto Alegre.

Em 1976 foi apreparação para os votos religiosos, o noviciado no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Em 1977 realizou seus primeiros votos na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência no dia 2 de fevereiro e assistente dos seminaristas em Farroupilha. De 1978 a 1979 exerceu a função como assistente no Seminário enquanto cursava a Faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. De 1980 a 1984completou seus estudos na Faculdade de Teologia no Instituto Teológico San Zeno, Verona – Itália.

A ordenação presbiteralocorreu em 02 de setembro de 1984, em Poça das Antas, pelo Bispo Dom José MáriosStroher. E de 1984 a 1985deu início à Especialização em Teologia Moral em Roma. De 1985 a 1986 foi Reitor do Seminário Maior de Uije, em Angola/África e de 1986 a 1987concluiu o Mestrado em Teologia Moral, no Alfonsianum, em Roma.

Muitos foram os encargos assumidos por Dom Jaime Pedro Kohl. Os de mais destaque foram:

1988 à 1993 –Diretor do Centro Social Pe. João Calábria em Porto Alegre e professor de Teologia na PUC-RS.
1994 à 1996 – Mestre dos noviços, em Farroupilha.
1997 à 2002 –Delegado provincial dos Pobres Servos da Divina Providência, no Brasil.
2003 à 2006 – Mestre dos noviços e auxiliar na Pastoral junto ao Santuário N. Sra. de Caravaggio e Professor no curso de Teologia para leigos.
15/11/2006 – Nomeado Bispo diocesano de Osório pelo Papa Bento XVI
04/02/2007 – Ordenação episcopal, na Paróquia São Pedro, em Poço das Antas.
11/03/2007 – Tomada de posse como Bispo diocesano da diocese de Osório.

Brasão episcopal

Brasão Episcopal

O brasão episcopal é um emblema utilizado pela Igreja Católica para identificar as inspirações pessoais de cada Bispo em seu modo de evangelizar.

O chapéu prelatício e os bordões representam a Igreja e a Missão apostólica do Bispo, como sucessor dos apóstolos, em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e o Colégio Episcopal.

A luz que se propaga de cada elemento do bordão indica a continuidade e a animação do espírito que anima a sua igreja.

A cruz e o báculo justapostos indica a configuração a cristo, bom pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar.

No escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram meu programa de vida e de evangelização. São eles:

A palavra de deus, colocada no centro do escudo e de forma bem evidente, com as duas letras iniciais do nome de cristo e dali saindo uma luz, estão a dizer a centralidade de cristo e o desejo de fazer da palavra, verbo feito carne, o ponto de partida da minha ação evangelizadora.

A cor amarelada indica a terra, chão concreto sobre o qual construir o reino, mas também a areia (litoral) marcada pelas pegadas de tantos peregrinos que aqui passam para refazer suas forças. As pegadas que vão em direção a Cristo lembram que somente ele pode refazer plenamente nossas forças, dar-nosa verdadeira paz e a plenitude da vida.

A gota d’água nos lembra não só o mar, como também a grande quantidade de rios e lagoas presentes na Diocese. Além de nos recordar o batismo, fonte e origem de nossa vida cristã, a forma de gota que cai e cria uma série de círculos concêntricos, diz a dinâmica da vida e do reino que se expande gradativamente no silêncio.

O Lírio do Campo inclinado para o Cristo, antes de tudo diz a minha origem congregacional e expressa a fé e a confiança na providência divina, espiritualidade que pretendo continuar cultivando e difundindo. A forma inclinada está a lembrar o vento que continuamente acaricia nossa Diocese. Um vento que agita, mas não arranca, e sim provoca o fortalecimento das raízes. O vento traz a nossa memória o sopro de vida, o espírito que anima, que consola e confirma na fé.

O lema episcopal “fiatvoluntas tua” (Seja feita a tua vontade) na cor azul, indica a presença de Maria que com o seu “sim” mudou a história da humanidade e o meu desejo sincero de caminhar sempre na vontade e no projeto de Deus.