Notícias da diocese › 29/05/2019

41ª Romaria ao Santuário Diocesano em Dom Pedro de Alcântara contou com grande público

No último domingo, 26 de maio, a comunidade dompedrense celebrou e homenageou juntamente a visitantes vindos de diversas partes da região, Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário Diocesano da Gruta, em meio à natureza exuberante de Dom Pedro de Alcântara, em um dia especialmente ensolarado.

Desde a madrugada, romeiros e romeiras se dirigiram ao Santuário à pé ou de bicicleta, em grupo ou solitários, para agradecer por graças alcançadas ou pedir a proteção de Deus por meio da interseção de Nossa Senhora de Lourdes.

Nas escadarias que levam os fiéis até os pés da imagem de Nossa Senhora na gruta encravada no alto do morro, foi possível ver olhares de gratidão, devoção e amor de filhos e filhas para com a sua Mãe.

A 41ª Romaria contou com três celebrações eucarísticas, às 9h, presidida pelo pároco da Paróquia São José Operário (Vila São João/Torres), Pe. Ozeias Vieira, às 10h30min, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl e, às 15h, pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara), e Reitor do Santuário Diocesano Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Gilberto Fraga, com procissão e benção da saúde, além da realização do Terço Mariano.

De acordo com o pároco Pe. Gilberto, a presença de romeiros e romeiras foi marcante em todas as celebrações. “Um momento que marcou as pessoas e a mim também foi a celebração eucarística das 15h, pela primeira vez realizada e, logo após, a procissão com o Santíssimo Sacramento e a imagem de Nossa Senhora até o pé da Gruta. Que possamos o ano que vem repetir esse gesto e, a cada ano, aumentando para que a Gruta seja cada vez mais lugar de acolhida de irmãos/as na casa da nossa mãe Maria.

Outro destaque feito pelo Pe. Gilberto foi sobre a disponibilização do salão para as pessoas almoçarem sem a necessidade de pagar ingresso para usufruir do local. Assim os/as romeiros/as tiveram a liberdade de comprar seu lanche/almoço ou levar de casa usufruindo gratuitamente da estrutura do Santuário.

Na programação social, o show do cantor Wilson Paim também emocionou muitos presentes. O show, de acordo com o cantor nativista de Arroio do Sal, é uma oferta à Nossa Senhora de Lourdes em agradecimento a uma graça alcançada. Wilson durante a apresentação testemunhou que Nossa Senhora o atendeu em um momento de dificuldade na gestação de seu filho, e contou com a graça da intercessão da Boa Mãe Maria com o nascimento do filho que o acompanha no show da Romaria.

Também a Rádio Maristela de Torres, que tem como presidente o bispo dom Jaime Pedro e, como diretor, o Pe. Leonir Alves, esteve na cobertura do evento, com o comunicador Nataniel Silva e a mascote da emissora, a Mari, realizando transmissão ao vivo, durante a manhã, para todo o Litoral Norte gaúcho e para o Sul catarinense.

A 41ª Romaria da Gruta segue com programação nos próximos finais de semana, com missas no altar-monumento do Santuário Diocesano, às 11h.

>> 2 de junho – 12ª Cavalgada da fé

>> 09 de junho – 14ª Romaria dos Motociclistas

Confira no registro fotográfico de Melissa Maciel, assessora de comunicação da Diocese de Osório, destaques da participação na Missa presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, no domingo, 26, às 10h30min.

E o álbum completo AQUI.