Notícias da diocese › 29/11/2022

Pascom da Diocese de Osório participou do 7º Muticom Regional em Farroupilha

Representantes de equipes da Pascom de quatro paróquias, Nossa Senhora dos Navegantes (Tramandaí), Nossa Senhora do Caravaggio (Osório), Nossa Senhora da Conceição (Osório) e São Domingos (Torres), além da Assessoria de Comunicação da Diocese de Osório, participaram no último sábado, 26/11, no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, do 7º Mutirão de Comunicação – Muticom do Rio Grande do Sul.

Para a agente da Pascom de Tramandaí, Carmen Subirana Fortuna, foi uma alegria a participação e agradece a oportunidade de conhecer o Santuário de Caravaggio e participar deste momento de reflexão sobre “o agir comunicativo da Igreja”.

“Rever o coordenador nacional, Marcus Tullius, ouvir dom Carlos na sua linda fala sobre espiritualidade, participar das oficinas e conhecer melhor as lideranças que atuam nas equipes da Pascom do RS marcaram esse evento. Uma troca de experiências que certamente fará a diferença na atuação nas nossas paróquias. Espero poder participar em 2023 em Santa Maria”, afirma Carmen.

O evento que reuniu mais de cem agentes da PASCOM de todo o Estado, propôs reflexão sobre o tema “Pascom: o agir comunicativo da Igreja” e destacou a atualização do Diretório de Comunicação, que ressalta a importância da comunicação na vida da Igreja, e a permanente e desafiante necessidade de estar em sintonia com a cultura de seu tempo.

Parte do Encontro foi dedicado aos quatro eixos pastorais da Pascom, Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção – que também integram o Diretório de Comunicação e foram tema da exposição do coordenador nacional da Pascom Brasil, Marcus Tullius.

Segundo o assessor, o primeiro é o alicerce de todos os eixos é a vivência constante do seguimento a Jesus Cristo. Já a formação visa a qualificação das lideranças e agentes para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos.

Em seguida, o eixo da articulação propõe o envolvimento dos agentes com todas as pastorais paroquiais/diocesanas, a fim de animar toda a Igreja à comunicação. Outras propostas são a realização de mutirões de comunicação, encontros com profissionais e pesquisadores e participação nos conselhos pastorais. Por fim, vem o eixo da produção, que consiste na elaboração de materiais, transmissão de celebrações e eventos e produção de diversos conteúdos.

Na segunda parte do dia, o bispo referencial da Pascom, dom Carlos Rômulo, abordou sobre a Espiritualidade do Comunicador. O bispo trouxe a imagem da videira para lembrar que Cristo é o comunicador maior, que une todas as pessoas a Deus. “Comunicar é dom de Deus, é relação entre o Criador e Suas criaturas”, destacou.

Práticas

A programação do 7º Muticom ofereceu aos participantes oficinas práticas para facilitar o dia a dia da Pascom nas paróquias e nas arqui/dioceses: Artes Gráficas no Canva; Técnicas Fotográficas com o celular; e Redes Sociais na perspectiva da evangelização.

O encontro foi concluído com a celebração de uma Missa de envio no Santuário de Caravaggio, presidida por dom Alessandro Ruffinoni, bispo emérito de Caxias do Sul. A celebração marcou também o anúncio do 8º Mutirão de Comunicação, que se realizará em Santa Maria, no dia 25 de novembro de 2023.

Com informações: Felipe Michelon Padilha – Diocese de Caxias do Sul

Fotos: Diego Pedrotti, agente da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório