Notícias da diocese › 16/11/2017

Movimento Renovação Carismática da Diocese de Osório tem nova presidente

O Movimento Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Osório passará a contar com nova presidente, a partir de janeiro de 2018, a professora Saionara da Rosa Ramos, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Tramandaí e Imbé.

No último mês, 29 de outubro, em Torres, a RCC Diocesana reunida em retiro e reunião eletiva escolheu com a presença de 20 dos 22 coordenadores de Grupos de Oração da Diocese e o presidente atual da RCC, Jucimar Carvalho Godinho, a nova presidente do Conselho Diocesano do Movimento para o biênio 2018-2019.

“O processo de escolha da presidência do Conselho Diocesano da RCC ocorre sempre com a convocação dos membros do mesmo, a cada dois anos, e quem tem direito de voto são os coordenadores dos Grupos de Oração da Diocese”, explica Saionara.

Segundo o presidente Jucimar, participaram do retiro 150 membros do Movimento, oportunidade que contou com a presença do pregador Sergio Viegas de Caxias do Sul, que reforçou a importância de viver em unidade com Deus, com os irmãos e em comunidade.

Atualmente a RCC conta com 23 Grupos de Oração e os coordenadores fazem a indicação de nomes para ocupar o cargo. Após os indicados são consultados e tendo o consentimento destes, é eleito(a) presidente, pelo período de dois anos, aquele(a) que obter dois terços dos votos, conforme estatuto próprio do Movimento.

Entre as atribuições da gestão estão a coordenação do Conselho Diocesano da RCC, acompanhar e zelar pela formação dos membros dos Grupos de Oração, representar o Movimento na Diocese em suas reuniões e assembleia, bem como, representar o Movimento nas reuniões do Conselho Estadual da RCC.

Saionara que faz parte da RCC desde 1987, participando da história do Movimento, se sente alegre por estar a serviço da Igreja e da RCC, neste ano jubilar, em que a RCC completa 50 anos.

“Sinto muita alegria em me colocar à disposição e atender ao chamado de Jesus na coordenação do Movimento. Colocar-se a serviço é imitar o que Jesus pede a cada um de nós”, declara Saionara.

A nova presidente da RCC tem em seu currículo a formação no Movimento, o que já possibilitou que prestasse serviço na coordenação estadual do Ministério de Formação e membro do Núcleo Nacional deste ministério (serviço), por quatro anos, ajudando a escrever material de formação para os membros do Movimento. Saionara também já esteve na coordenação diocesana no biênio 2005/2006.

Desafios para a RCC os dois próximos anos são destacados por Saionara no desejo de “fomentar cada vez mais a formação e o crescimento dos membros da RCC e dar continuidade ao trabalho da coordenação vigente que muito contribuiu para nossa Diocese e crescimento do Movimento, na pessoa do atual presidente, Jucimar Carvalho Godinho.

Para conhecer mais sobre a atuação da Renovação Carismática Católica, procure informações na sua paróquia.

Fotos: Arquivo RCC