Notícias da diocese › 19/05/2023

Milhares de romeiros são aguardados na 44ª Romaria da Gruta em Dom Pedro de Alcântara

A 44ª edição da Romaria da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara/RS, será realizada no dia 28 de maio, no Santuário Diocesano a céu aberto em Dom Pedro de Alcântara.

A Romaria é considerada um dos maiores eventos religiosos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul contará com uma programação social e religiosa e aguarda os milhares de romeiros vindos dos municípios da região e do Sul catarinense e Serra gaúcha.

O pároco da Paróquia nossa Senhora do Amparo, Pe. Edivan Machado Oliveira, afirma que a Romaria é oportunidade do povo estar unido em oração, com imensa alegria, numa grande demonstração de fé e devoção Àquela que nada quis para si mesma, mas que se doou inteiramente para que tivéssemos o Salvador, e convida a todos a testemunhar o amor à Nossa Senhora de Lourdes, nossa Mãe e Rainha.

“Agora, chegou a nossa vez. Como a Virgem Maria, ‘levantou-se e partiu apressadamente’ para visitar sua prima Isabel, cada um de nós é chamado a sair de sua casa, de sua paróquia, sua comunidade, ou de seu conforto pessoal e ir apressadamente à Casa da Mãe, para visitá-La e lhe dizer: ‘Nossa Senhora de Lourdes, Mãe da Graça e da Missão, com corações ardentes e pés a caminho, Convosco queremos seguir nossa vocação!’”, reforça Pe. Edivan, sobre o convite para a participação da Romaria.

Programação religiosa

Na programação estão previstos três horários de missas no altar monumento do Santuário, às 8h15min, às 10h15min e às 16h. A Santa Missa das 10h15min será presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e a animação estará por conta da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal.

Outro destaque na Programação é a participação do movimento “Terço dos Homens” na oração do Terço Mariano, previsto para às 13h.

A Ascom/Pascom da Diocese de Osório em conjunto com a Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Amparo farão a cobertura da Romaria, com vídeos, fotos, e depoimentos nas redes socias. A Missa das 10h15min será transmitida pelo Facebook da Diocese e do Santuário.

Programação social

Ao meio-dia, no salão da Gruta, almoço com buffet livre no valor de R$ 35,00, tendo como cardápio: arroz, saladas, dois tipos de carnes e farofa.

O churrasco custará R$ 60,00 e será vendido nas duas churrasqueiras externas ao salão. Além disso será servido o tradicional pastel da Gruta.

Tanto para o buffet como para o churrasco será possível comprar ingressos no dia do evento, mas já podem ser adquiridos com antecedência na secretaria da Paróquia ou pelo (51) 98410-2442 (Whatsapp).

Pela tarde, a partir das 14h15min, será realizada a apresentação musical da banda Marquinhos do Tchê e Galera Fandangueira, que está preparando o show “Tributo ao Patrão Velho”, com músicas no estilo rio-grandense referentes a fé do gaúcho e à devoção à Nossa Senhora.

Durante todo o dia haverá oportunidade de confissões e bênção da saúde.

Dando continuidade à programação religiosa no Santuário Diocesano da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, outros dois eventos estão previstos para o mês de junho:

04 de junho – Cavalgada da Fé

09h30min – Concentração no Pórtico de entrada da cidade.

11h – Santa Missa (Crioula).

12h – Almoço com churrasco no valor de R$ 60,00, acompanhado de rosca, bebidas e o tradicional pastel da Gruta.

11 de junho – Romaria dos Motociclistas

08h30min – Concentração na Praia em Torres/RS.

10h30min – Santa Missa (Campal)

12h – Almoço com buffet livre no valor de R$ 35,00, sendo o cardápio: arroz, aipim, saladas, dois tipos de carnes e farofa.

Durante todo o dia haverá venda de lanches, bebidas e o tradicional pastel da Gruta.

Para mais informações sobre a 44ª Romaria da Gruta, Cavalgada da Fé e Romaria dos Motociclistas ligue no (51) 98410-2442 (Whatsapp).