A Voz do Bispo › 22/04/2022

Vimos o Senhor!

O Evangelho deste final de semana nos apresenta um dos mais belos testemunhos da Ressurreição de Jesus. Vale a pena lê-lo várias vezes.

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: ‘a paz esteja convosco’”. Por três vezes Jesus Ressuscitado repete a mesma saudação, pois a PAZ é o maior dom que Ele pode oferecer.

Depois soprando sobre eles e dizendo: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retidos”, o Ressuscitado transmite aos apóstolos o poder de agir em seu nome, continuar no mundo a Sua ação salvadora. Agora, pelo poder dado aos apóstolos, que agem em Seu nome, as pessoas conseguem o perdão dos pecados e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

Tomé não estava na primeira aparição do Ressuscitado e à manifestação cheia de entusiasmo dos colegas: “Vimos o Senhor!”, ele não acredita e teima: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

Oito dias depois, no Domingo seguinte, na segunda aparição, Tomé está na comunidade e o próprio Jesus desmonta sua resistência e incredulidade interpelando-o: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e toca o meu lado”. Só assim, Tomé consegue confessar: “Meu Senhor e meu Deus!” Ao que Jesus responde: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os creem sem terem visto”.

Não precisou mais tocar as chagas, pois a presença do Ressuscitado lhe tocou o coração. Tem coisas que só a fé explica e só o coração entende. Uma dessas é a Ressurreição. Podemos dar-nos conta da sua realidade e verdade a partir do testemunho dos apóstolos, das aparições, do sepulcro vazio, do sagrado manto, mas nunca serão provas científicas suficientes para explicar o mistério da Ressurreição. A Ressurreição fará sempre parte do Mistério a ser compreendido na fé. Como diz Paulo: “Crer com o coração e confessar com a boca”.

Crer no Ressuscitado é uma graça dada aqueles que lhe obedecem, que acreditam Nele. Quando as pessoas se abrem ao Ressuscitado se tornam discípulas e missionárias de Jesus. Podem sair pelas ruas e casas testemunhando como os apóstolos: “Vimos o Senhor!”.

Principal lição do caso Tomé: para encontrar o Ressuscitado precisou voltar para a comunidade. Nela a fé se renova. Ela é caminho para a vida no nome de Jesus e condição para gozar a bem-aventurança: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”.

 

Para refletir:

Acredito na ressurreição de Jesus? Que significado ela tem para minha vida? Onde posso encontrar o Ressuscitado? Dou a Cristo a possibilidade de se manifestar? Como? Onde? Quando? O que posso fazer para que outros possam encontra-Lo?

 

Textos bíblicos: At 5, 12-16; Ap 1,913.17-19; Jo 20,19-31; Sl 117(118).

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.