A Voz do Bispo › 02/09/2022

O Senhor teu Deus está contigo

Setembro é o “Mês da Bíblia”. Essa é uma iniciativa da Igreja do Brasil e pretende ser um tempo privilegiado para o estudo e aprofundamento de um livro da Sagrada Escritura. Para este ano de 2022 o texto proposto é o Livro de Josué e tem como lema: “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9).

O motivo principal para a escolha deste Livro é a comemoração dos 200 anos de “Independência do Brasil”. A intenção da equipe que preparou esse subsídio espera que ao estudar a entrada do povo hebreu na Terra Prometida e a distribuição da terra entre as tribos, possamos refletir sobre a importância da terra em nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus, que conduz a história.

A Bíblia não é um simples livro, mas um conjunto de livros (73), é uma das formas principais da presença de Deus. As Sagradas Escrituras em nossas casas e igrejas tem que ter um lugar de destaque para que recebam a veneração devida. Deus se revelou ao longo da história, manifestou seu projeto de salvação da humanidade na história de Israel que culmina com vinda do Filho Unigênito, o Verbo feito carne: “No princípio já existia a Palavra e a Palavra se dirigia a Deus e a Palavra era Deus” (Jo 1,1).

Toda a Sagrada Escritura, num primeiro momento foi palavra falada, transmitida oralmente. Depois de alguns séculos (AT) ou decénios (NT), dependendo dos casos, passou a ser Palavra de Deus escrita. São Gerônimo, século IV, traduz os textos hebraicos e gregos para o latim e os reúne num único volume: a Bíblia Sagrada.

Os autores sagrados, iluminados pelo Espírito Santo, reuniram histórias, hinos, orações, cânticos, provérbios, contos populares, experiências concretas, contos passados de pai para filho.  A história de Israel é permeada de muita reflexão teológica e para ser corretamente compreendida precisa de uma boa hermenêutica.

Portanto, a Bíblia não é um livro de filosofia, mas uma forma da presença de Deus junto ao seu povo. Por isso a promessa feita a Josué “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” é uma experiência que muitos fizeram e que nós também podemos fazer, hoje. De formas diferentes o povo brasileiro que habita essa terra abençoada, com a pluralidade de origens, pode ter uma experiência semelhante.

A libertação da escravidão do Egito e a entrada na terra de Canaã é resultado da ação conjunta das tribos lideradas sob a chefia de Josué, pela presença do Senhor e a fidelidade do povo aos seus mandamentos. No capítulo 24 na assembleia em Siquém, encontramos a unificação das tribos ao redor de uma única fé, num único território dado pelo Senhor, concluído com o pacto com o Deus de Israel no qual todo povo se compromete a servi-lo. Esse povo colocado na parede por Josué que declarou: “Eu e minha família serviremos o Senhor” responde: “Nós também serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus”.

Lembrando os 200 anos de “Independência”, podemos dizer que nessa terra onde, certamente mais que na Palestina, escorre “leite e mel”, será que as terras (riquezas) foram repartidas equitativamente? A libertação do “Egito” já aconteceu efetivamente? A fé no único Deus manifestado em Jesus Cristo é a que nos une na construção de uma pátria que defende e respeita os direitos fundamentais? Olhando a realidade do nosso país será que podemos confessar com tranquilidade que “o Senhor Deus está conosco e pode ser visto por onde quer que andemos”?

Independentemente de qual for a resposta, uma coisa é certa: o Senhor está sempre conosco e nos sustenta com o seu amor misericordioso. Juntos, unindo nossas forças, podemos colaborar na construção de um país realmente livre e habitado por Deus.

Textos bíblicos: Sab 9, 13-18; Js 1-24; Lc 14, 25-33; Sl 89(90).