A Voz do Bispo › 14/04/2023

Jesus está vivo, no meio de nós

O Evangelho deste final de semana, oferece-nos um belo testemunho que Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós.

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: ‘a paz esteja convosco’”. Por três vezes repete a saudação: “A paz esteja convosco”. A paz é o maior dom que Ele pode oferecer aos seus.

Depois soprou sobre eles dizendo: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retidos”. Assim transmite aos apóstolos o poder de agir em seu nome, continuar no mundo a Sua ação salvadora. Com esse poder dado aos apóstolos, que agem em Seu nome, as pessoas podem receber o perdão dos pecados e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus e gozar a PAZ.

Tomé não estava na primeira aparição de Jesus Ressuscitado e à manifestação cheia de entusiasmo dos colegas: “Vimos o Senhor!”, ele não acredita e reitera: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

Oito dias depois, no Domingo seguinte, Tomé está na comunidade e o próprio Jesus desmonta sua resistência e incredulidade: “Tomé põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e toca o meu lado”. Tomé acaba confessando: “Meu Senhor e meu Deus!” E Jesus: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os crêem sem terem visto”.

Não precisou mais tocar as chagas do Mestre, pois a presença do Ressuscitado lhe tocou o coração. Tem coisas que só a fé explica e só o coração entende. Uma dessas é a Ressurreição. Podemos dar-nos conta da sua realidade e verdade a partir do testemunho dos apóstolos, das aparições, do sepulcro vazio, do sagrado manto, mas nunca serão provas científicas suficientes para explicar o mistério da Ressurreição. A realidade da Ressurreição sempre será parte do Mistério a ser compreendido na fé.

Crer no Ressuscitado é uma graça dada àqueles que lhe obedecem, que acreditam que está vivo para sempre junto do Pai e no meio de nós. Quando as pessoas se abrem ao Ressuscitado se tornam discípulas missionárias de Jesus. Podem sair pelas ruas e casas testemunhando como os apóstolos: “Vimos o Senhor!”.

Aprendamos do caso Tomé que o Ressuscitado somente pode ser encontrado caminhando juntos com a comunidade. Nela a fé se renova: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” e a Paz estará conosco.

 

Para refletir:

Acredito na ressurreição de Jesus? Que significado ela tem para mim? Onde posso fazer a experiência da presença de Cristo ressuscitado? Dou a Cristo a possibilidade de se manifestar? Como? Onde? Quando? O que posso fazer para que outros possam se encontrar com Ele?

 

Textos bíblicos: At 2, 42-47; 1Pd 1,3-9; Jo 20,19-31; Sl 117(118).