A Voz do Bispo › 13/01/2023

Eu vi o Espirito descer

O Evangelho deste final de semana segue celebrando a manifestação da divindade de Jesus e sua missão de Salvador da humanidade. Outras passagens bíblicas como a do batismo de Jesus, as bodas de Canaã e tantos outros sinais mostram um pouco da identidade de Jesus.

Categoria muito cara ao Evangelista São João é a do testemunho e da pertença/adesão a Cristo que dão credibilidade. Para ele tudo o que Jesus faz e diz dá testemunho do Pai. Todas as obras, sinais e discursos afirmam que Jesus realmente é o enviado do Pai para realizar o julgamento, para provocar a condenação ou levar a cabo a salvação. Graças às obras, Jesus pode invocar o testemunho do Pai. E o testemunho do Pai vem apoiar o testemunho que Jesus dá de si mesmo: “Eu sou o que dá testemunho de mim mesmo e também dá testemunho de mim o que me enviou – o Pai” (9,18).

Jesus recebe o testemunho de João Batista. Vendo Jesus passar João Batista diz aos discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo… eu vim batizar com água, para que ele fosse manifestado a Israel. E João deu testemunho, dizendo: ‘Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus” (1, 29s).

Somente quem viu ou ouviu algo pode dar testemunho. Isto sugere algo importante para nós – cristãos/batizados – no nosso compromisso com Cristo e com a evangelização. Nossas palavras e obras deveriam manifestar quem somos, o que acreditamos, quem seguimos e como vivemos. João Batista podia testemunhar: “Eu vi o Espirito descer sobre ele”. E “Este é o Filho de Deus”.

O tema proposto para o mês de janeiro pelo subsídio das celebrações mensais do 3º Ano Vocacional é “O Batismo de Jesus”, ou seja, “batizados com o Espírito Santo”. Esse batismo tem poder de fazer os “corações arderem” a partir da escuta e meditação da Palavra de Deus e, consequentemente, provocar o movimento de saída: “pés a caminho”. Sair para dar testemunho do que vimos e ouvimos, do que experimentamos do Verbo da vida, Jesus o enviado do Pai para fazer justiça e salvar o que parecia perdido.

Para refletir: Que testemunho eu dou com o meu falar e o meu agir? Tenho coragem de manifestar-me diante de alguém que calunia e diz coisas que são contrárias a fé cristã? Consigo questionar atitudes que ofendem o Evangelho da vida, os valores e princípios humanos e cristãos?

Textos bíblicos: Is 49, 3-6; 1Cor 1,1-3; Jo 1,29-34; Sl 39(40).