A Voz do Bispo › 26/05/2023

Cheios do Espírito Santo começaram a falar

Com a Solenidade de Pentecostes enceramos mais uma vez o Tempo Pascal. Nestes cinquenta dias celebramos o Mistério da paixão, morte, ressurreição e Ascenção de Jesus ao céu e suas consequências em favor da humanidade, que agora se auto-compreende como regenerada, redimida, reabilitada pelo amor misericordioso de Deus, que não teve receio de correr o risco de assumir nossa humanidade e morrer por ela.

Jesus depois da ressurreição apareceu muitas vezes aos discípulos que viveram com Ele, testemunhas vivas dos acontecimentos a Ele referidos. Paulo vai dizer que uma vez apareceu a mais de 500 irmãos de uma só vez, dos quais alguns ainda vivem e podem ser consultados. Depois subiu ao céu, voltou para junto do Pai definitivamente, onde recebeu o Espírito Santo e o derramou como podiam ver e ouvir.

Lucas, em Atos 2,1-11, nos testemunha que estando os discípulos reunidos com Maria no Cenáculo, de repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania que encheu a casa onde eles se encontravam. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar.

Assim, aquele grupo de homens e mulheres, discípulos e discípulas de Jesus, que andavam acovardados e cheios de medo dos judeus, saíram confessando: “aquele Jesus que vocês mataram, o Pai ressuscitou-O”. Portanto, agora Jesus continua presente e atuando na Igreja por obra do Espírito Santo.

Toda vez que na fé celebramos os sacramentos, pela força do Espírito Santo, a ação salvadora de Cristo se atualiza no aqui e agora de nossa história. Os confirmados na fé, uma vez cheios do Espírito Santo, começam a falar, a dar testemunho de Jesus e o mundo é evangelizado. Dessa forma a missão que é de todos os batizados continua através de todos até chegar a todos os homens e mulheres da Terra.

Falando de Missão, lembro as nossas comunidades católicas que a coleta deste final de semana, a Coleta de Pentecostes, tem como objetivo dar suporte e sustentação ao Projeto Missionário do Regional Sul III com Moçambique-África. Sejamos generosos para que mais irmãos possam ser alcançados com a boa notícia da salvação em Cristo Jesus.

É convicção nossa que “a missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que repartem”. A presença da nossa equipe missionária (Pe. Luiz, Pe. Camilo, a jovem Juliana e a senhora Bernadete) na vila de Moma, Arquidiocese de Nampula, é compromisso de todos nós. Precisam da nossa oração e oferta generosa. E nós precisamos deles para expressar nosso compromisso com a Missão.

Para refletir: Pentecostes lembra o dia em que fomos agraciados com o dom do Espírito Santo. Como estou vivendo isso? Deixo o Espírito Santo agir em mim? Estou falando de Jesus? Dou testemunho Dele, vivendo como Ele viveu?

Textos bíblicos: At 2,1-11; 1Cor 12,3-13; Jo 20,19-23; Sl 103(104).