Notícias da diocese › 09/09/2021

Jovens do EJC Movimento se reúnem em Arroio do Sal no dia 12 de setembro

No domingo, 12 de setembro, às 19h, as juventudes do Movimento Encontro de Jovens com Cristo (EJC Movimento) da Diocese de Osório, estarão celebrando a eucaristia em Arroio do Sal, na igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro do Município, seguindo os protocolos sanitários de controle da pandemia. A Celebração  será presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Edson Luiz Bataglin, e também será transmitida pela Pastoral da Comunicação na página da Diocese de Osório.

Após dois anos com as atividades suspensas por conta da pandemia, o EJC Movimento vem retomando gradualmente suas atividades na Diocese, com o avanço da vacinação nos jovens.
De acordo com o coordenador do Movimento, André Maggi (UNAC), com a vacinação dos jovens sendo cada dia mais uma realidade, também começa a renascer a possibilidade de fazer eventos presenciais e, para marcar a volta desses eventos nada mais nobre do que uma santa missa.

“Todos com quem conversei sobre o EJC dizem sentir uma enorme saudade dos reencontros e missas que o Movimento se fazia presente, então vamos fazer de tudo pra que possamos reunir os jovens da melhor maneira na casa do Pai”, afirma André.

 

Sobre o EJC Movimento

O EJC tem na sua história o sonho do jovem garoto chamado Roni Valim, que fez o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) pela Arquidiocese de Porto Alegre. A partir da experiência vivida no CLJ, o jovem sentiu em seu coração o desejo de transformar a realidade do Litoral Norte e com a ideia amadurecida contou com o apoio do Pe. Arno, na época atuava em Terra de Areia, criaram o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), baseado na realidade litorânea e também nas experiências vividas no CLJ e no curso de EMAÚS.

EJC Movimento, segundo a comissão diocesana, é mais do que um retiro de três dias, é possibilitar vivências durante todo o ano. Mostrando a face jovem da e na Igreja. O Movimento leva o nome do EJC para todos os lugares como forma de carinho e acolhimento. Assim, o EJC mostra que os integrantes são, além de amigos, uma verdadeira família.

O coordenador André explica no retiro do EJC Movimento, os jovens passam a compreender um pouco mais sobre os ensinamentos do catecismo e dos sacramentos da Igreja.

“O propósito é despertar no jovem o rosto amigo e irmão de Jesus Cristo, o Deus que é tão alto, sagrado e distante, mas também tão humano, simples e próximo”, reforça André.

Após o retiro, o EJC Movimento tem o propósito de dar continuidade ao Encontro de Retiro, promovendo atividades para a participação dos grupos de várias paróquias engajados ao EJC.

Atualmente a comissão diocesana do EJC Movimento é composta pelos seguintes membros:

Coordenador: André Maggi (UNAC)
Vice-coordenadora: Érica Selau (JMC)
Tesoureiro: Marcos Schutz (GJSF)
Vice-Tesoureiro: Eduardo Evaldt (JNG)
Comunicação: Emily Burin (4S)
Secretaria: Eduarda Benetti (JNG)
Liturgia e vice-secretário: Rogério Júnior (JUAS)

Assessores:
Tia Sandra Reis e Tio Paulo Roberto (UNAC)
Tia Sofia Baltazar (JPC)
Folclore: Tio Tomé Teixeira (JPC)

Diretor Espiritual: Padre Leonir Alves

Na Diocese de Osório o EJC Movimento está presente nas seguintes localidades:

Paróquia São Domingos – Torres

Grupo 4S – Igra
Grupo  JOCAP – Faxinal
Grupo UNAC – Getúlio Vargas
Grupo UFC – Jardim Eldorado

 

Paróquia São José Operário – Vila São João – Torres

Grupo JPC – Vila São João
Grupo DAC – Campo Bonito
Grupo CLPJ – Jacaré

 

Paróquia Nossa Senhora do Amparo – Dom Pedro de Alcântara

Grupo 3C

 

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Arroio do Sal

Grupo  JUAS

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório

Grupo JUSAF

 

Paróquia São José – Três Cachoeiras

Grupo JUPAC – Lageadinho

 

Paróquia Senhor Bom Jesus – Morrinhos do Sul e Mampituba

Grupo GJSF – Morrinhos
Grupo  JNG – Morro do Forno
JAF – Pixirica
Grupo JBI – Três Passos
Grupo  JMC – Alto Rio de Dentro

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.