Notícias da diocese › 17/06/2022

Igrejas-irmãs: Pe. Gilberto Silva de Fraga será enviado como missionário na Amazônia

Na próxima sexta-feira, 24 de junho, às 19h, Pe. Gilberto Silva de Fraga será enviado em missão na celebração eucarística na comunidade Santa Teresinha de Morro Alto, Maquiné, cidade natal do padre onde, segundo ele, local que sentiu o chamado de Deus para o sacerdócio.

Pe. Gilberto será o segundo padre enviado pela Diocese de Osório para a Paróquia Menino Jesus, pertencente à Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas, por meio do projeto Igrejas-Irmãs, compondo a equipe missionária da Diocese com o casal Marilene Gayger Dias e Flávio Arão Pereira, que se encontram na Vila Novo Remanso desde outubro de 2020. O atual pároco, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, retorna à Diocese de Osório.

Com o envio do Pe. Gilberto para o projeto Igrejas Irmãs na Amazônia, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, nomeou para pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara, o Pe. Edivan Machado de Oliveira, atual vigário paroquial na Paróquia São Pedro de Terra de Areia. A apresentação do novo pároco de Dom Pedro de Alcantara se dará no dia 22 de junho, quarta-feira, na Santa Missa das 19h30min, na igreja Nossa Senhora do Amparo.

De acordo com o bispo dom Jaime, a Diocese segue incentivando e mantendo a atuação missionária em ações no âmbito diocesano, assim como por meio do projeto Igrejas-Irmãs e o envio do Pe. Gilberto será frutuoso para a continuidade do trabalho que vem sendo realizado.
Sobre a decisão em ir em missão para a região amazônica, Pe. Gilberto firma que a “itinerância é garantia da continuidade da fé”.

“Jesus iniciou um movimento de itinerância e no caminho foi encontrando pessoas, desafios, objeções, recolhendo discípulos para a missão. Essa escola de discipulado e missionariedade é que me estimula a partir. Abrir o coração para a novidade do caminho, sabendo que o Espírito guia e fortalece. Colaborar com nossa Igreja Diocesana no projeto Igrejas -irmãs para mim é desafio e uma graça. Desacomodar, reaprender, confiar mais em Deus é o desafio. A Graça está em ser enviado na comunhão Diocesana, clero e leigos, rezando para que eu seja um irmão entre os irmãos. Deus que escolhe, consagra e envia nos ajude a ajudá-lo na sua Missão”, conta Pe. Gilberto.

A celebração eucarística com o envio missionário do Pe. Gilberto será transmitida pelo Facebook da Diocese de Osório.