Notícias da diocese › 16/04/2018

Estudo do clero diocesano é transferido para 24 de abril

A Diocese de Osório promove,  em sua agenda anual, momentos de estudos para o clero diocesano, presbíteros e diáconos, das 22 paróquias da Diocese. O estudo do clero previsto para a terça-feira, 16 de abril, foi transferido para o dia 24 de abril, terça-feira, das 8h30min às 11h, na Cúria Diocesana, que fica na Rua Dr. Mário Santo Dani, 218, Centro de Osório.

O assessor desta edição do estudo será o Pe. Tiago de Fraga Gomes, pároco de Maquiné e Barra do Ouro, e o tema do estudo será a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christifidelis Laici, a qual trata sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo.

Segundo Pe. Tiago, a Exortação foi publicada em 1988 pelo papa João Paulo II, sendo fruto do Sínodo dos bispos que aconteceu em Roma em 1987. O documento apresenta a reflexão pós-conciliar, quando 23 anos após o Concílio Vaticano II, o Sínodo tratou, de forma especial, da vocação e missão dos leigos.

A Igreja Católica do Brasil, por ocasião do Ano do Laicato em 2018, publicou o documento nº 107 – Cristãos “Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, que já foi tema de estudo do clero, e que cita outros documentos papais, como a Exortação Christifidelis Laici que será aprofundada na formação do clero na próxima semana, resgatando a história e os fundamentos da vocação do Leigo/a.

Formação Permanente do Clero e participação de leigos/as

Um novo estudo para o clero diocesano está previsto para o mês de maio, nos dias 14 e 15, em Areias Brancas/Arroio do Sal, com a presença do Pe. Vitor Galdino Feller, da Arquidiocese de Florianópolis, que também abordará o tema do Ano do Laicato. Um momento especial desse estudo será destinado aos leigos e leigas da Diocese de Osório, no dia 14 de maio, às 19h30min, no salão paroquial de Xangri-Lá.

A Diocese conta com a participação de todos/as os leigos, de forma especial, as lideranças engajadas nas pastorais e movimentos nas paróquias.

>>> Clique aqui e saiba como se cadastrar para receber as notícias da Diocese de Osório no seu Whatsapp.