No domingo, 27 de outubro, a comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, em Osório, recebeu com entusiasmo o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2024, evento que reuniu mais de 600 jovens para um dia de oração, formação e celebração da fé.
Com o tema “Juventudes na Cultura do Encontro” e o lema “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”, o encontro teve como principal objetivo fomentar a participação ativa da juventude na sociedade, incentivando a reflexão sobre os desafios e as conquistas dessa faixa etária.
O DNJ é um evento anual celebrado em todo o Brasil no último domingo de outubro, destinado a fortalecer o protagonismo juvenil, incentivando os jovens a viverem sua fé de forma autêntica e a se engajarem em ações sociais. Em sua edição deste ano, a Diocese de Osório se destacou pela organização e pelo entusiasmo dos participantes, que aproveitaram as atividades propostas para discutir temas de relevância para a Igreja e a sociedade.
Juventude na Igreja e na sociedade
O pe. Edivan Machado de Oliveira, assessor eclesiástico do Setor Juventude, destacou a importância do DNJ como um momento único para os jovens católicos se reunirem, refletirem sobre sua fé e seu papel no mundo. “O DNJ é uma oportunidade para que os jovens católicos se reúnam em suas paróquias e dioceses, promovendo atividades que visam fortalecer a fé, o engajamento social e a cidadania”, afirmou o padre, enfatizando o caráter formativo e celebrativo do evento.
Além das reflexões espirituais e sociais, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de fortalecer o relacionamento com Deus e com a comunidade. “Além das atividades formativas, o DNJ também é um momento de celebração da fé. Os jovens são incentivados a viver a sua fé de forma autêntica, buscando um relacionamento mais profundo com Deus e com a Comunidade”, completou pe. Edivan.
O desafio de organizar o DNJ
A articuladora do Setor Juventude da Diocese de Osório, Lohana Motta, compartilhou os desafios enfrentados pela equipe organizadora, mas também a gratidão pela realização de um evento tão significativo. “Fazer o DNJ acontecer é sempre um desafio para nós, mas é uma alegria ver a juventude se reunindo, sorrindo, celebrando sua fé e vivendo com coragem sua opção de ser jovem católico”, afirmou Lohana. Ela também expressou a satisfação de ver a juventude da Diocese unida em um só propósito, destacando que o evento, apesar das dificuldades, foi um sucesso.
“Este ano não foi diferente, tivemos desafios inesperados, mas acreditamos que cumprimos o objetivo de oferecer uma experiência significativa para os jovens. O evento foi realizado da forma que Deus queria, com a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio”, disse Lohana. “Foi lindo ver a juventude vibrante, cheia de vida, com o coração aberto para Deus e para o próximo.”
O apoio da comunidade
A participação ativa da comunidade e o apoio da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio foram fundamentais para o sucesso do evento. Lohana Motta agradeceu o trabalho do pároco pe. Laudemir Demarchi, e o empenho do Grupo EJC da Paróquia, que se dedicou para que o evento acontecesse com todo o carinho e estrutura.
A presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, que esteve atento e disponível para os jovens durante o evento, também foi destacada pela equipe organizadora. “Foi possível sentir intensamente a presença do Espírito Santo, ver Jesus nos rostos dos jovens e renovar nosso compromisso com a juventude da Diocese”, concluiu Lohana.
O DNJ 2024 foi, sem dúvida, um dia inesquecível para todos os participantes, que viveram um dia de intensa espiritualidade e fraternidade, reafirmando sua fé e seu compromisso com a construção de um mundo mais justo e solidário.
Fotos: Diego Pedrotti e Isa Nunes, confira os álbuns completos no Facebook do Setor Juventude.