Notícias da diocese › 17/02/2023

Cristo Nossa Páscoa: Subsídio está disponível nas paróquias da Diocese de Osório

São apenas alguns dias para a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, um tempo especial para reflexão e conversão. É um momento específico em preparação para a morte e ressurreição de Jesus. Um tempo de reencontro e de aprofundamento na fé, através do jejum, da caridade e da oração.

As cinzas que recebemos em nossas cabeças, no início da caminhada Quaresmal, têm um duplo significado: em primeiro lugar, são sinal da frágil condição da natureza humana; em segundo lugar, as cinzas também representam um sinal externo de quem se arrepende do próprio pecado e decide retomar o caminho que lhe permitirá encontrar-se com a misericórdia do Pai, destaca dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3.

Nos últimos anos, o Regional Sul 3 da CNBB tem optado por oferecer um subsídio para ajudar os cristãos, famílias e comunidades a se prepararem espiritualmente para a Páscoa na Quaresma. Este material alcança cada fiel através das paróquias e comunidades e é pensado também para ser celebrado em grupos de famílias, de vizinhos ou até mesmo individualmente.

Cristo Nossa Páscoa

Para esta Quaresma, a equipe de subsídios do Regional apresenta o livreto Cristo Nossa Páscoa, com o Caminho Pascal em seis passos (encontros), a partir da liturgia proposta para o período, conforme explica o material:

Será a Palavra de Deus a orientar os passos do caminho Quaresmal rumo à Pascoa. Por isso, na realização dos encontros, a leitura, a escuta e a reflexão da Palavra deve ser feita com atitude de discípulo. Com um desejo muito forte de compreender e aceitar o que Deus está falando neste momento para a vida pessoal, familiar e para a Igreja e a sociedade.

Os encontros serão conduzidos pela reflexão da Palavra de Deus através de cinco movimentos: Acolher, Escutar, Meditar, Rezar e Viver e o material oferece também a Celebração Penitencial, a Via-Sacra e o símbolo para a porta com o Cristo Ressuscitado.

Os kits com os livretos e símbolos de porta já estão em todas as secretarias paroquiais da Diocese de Osório.

Fonte: CNBB Sul 3