Notícias da diocese › 28/03/2018

Conselho Diocesano de Pastoral-CDP discutiu temas importantes para a Diocese de Osório

Na manhã do último sábado, 23 de março, lideranças das pastorais e movimentos diocesanos, juntamente com os coordenadores dos Conselhos de Pastoral Paroquiais participaram da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral – CDP.

Após oração inicial, leitura e aprovação da ata referente a última reunião de 2017, os temas a seguir que estiveram em pauta foram abordados com a participação dos presentes.

Sobre a Romaria da Terra, realizada em fevereiro de 2018 em Mampituba, o grupo avaliou positivamente, porém apontando que poderia ter havido maior participação das comunidades da Diocese.

Sobre os encaminhamentos do Plano Diocesano de Pastoral, foi destacado que das 22 paróquias da Diocese, 20 deram andamento com os Planos Paroquiais de Pastoral. Assim como foi reforçado que as pastorais e movimentos devem ter no seu horizonte de atuação os compromissos assumidos no Plano.

O bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, fez uma breve apresentação sobre o Ano do Laicato celebrado e vivenciado pela Igreja no Brasil em 2018, incentivando todos a participar do estudo sobre o tema juntamente com o clero, no dia 14 de maio, às 19h30min, em Xangri-Lá, por ocasião da realização da Formação Permanente do Clero, que terá abertura para a participação de leigos na formação mediada pelo Pe. Vitor Feller, de Florianópolis.

Também o Seminário Diocesano da Iniciação à Vida Cristã foi tema de orientação sobre o novo local de realização, o Centro Universitário Unicnec, na Rua 24 de Maio, Centro de Osório e a respeito das inscrições que devem ser realizadas somente no site da Diocese, por meio da ficha online que segue: https://goo.gl/PWCyee

A Pastoral da Comunicação também esteve representada com orientações sobre o uso do brasão oficial da Diocese em todos os materiais gráficos das pastorais e movimentos diocesanos, com a necessidade de envio para a Assessoria de Comunicação (ASCOM) para revisão e aprovação antes da impressão gráfica e publicação. O contato com a ASCOM é pelo email pascom@diocesedeosorio.org

Também se retomou a Campanha da Fraternidade de 2018 com o incentivo especial para a Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos, a qual terá parte destinada para a CNBB Nacional e Regional e parte (50%) fica na Diocese de Osório para dinamizar as Pastorais Sociais e outros projetos referentes ao tema da CF2018.

Ao final, confirmada a agenda da Diocese para os meses de abril e maio que podem ser acessadas em https://goo.gl/NPTTpi

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral – CDP acontecerá no dia 26 de maio, no salão paroquial da Catedral de Osório, das 8h30min às 11h.