Notícias da diocese › 27/03/2023

“Comunhão e convergência de informações” pautaram a formação para salmistas

Para ampliar e aprofundar o conhecimento a respeito dos Salmos, em especial dentro do contexto Litúrgico, no último sábado, dia 25 de março, pela manhã, reuniram-se em Osório, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, representantes das demais paróquias e comunidades em nível Diocesano, para participarem de uma formação específica para salmistas.

Com a presença do referencial para a Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Marlon Ramos Lopes, e demais integrantes da Comissão, o grupo dedicado aos estudos, contou com a presença e direcionamento da Profa. Dra. Michelle Girardi da Arquidiocese de Porto Alegre.

Profa. Michelle abordou de forma didática, à luz das instruções do Missal Romano, questões fundamentais ao exercício do referido ministério, tais como: tipo de Salmo; como está organizado; porque surgiu? A oração Sálmica, dentre outros pontos fundamentais para que o salmista sirva à Liturgia com consciência, respeito e responsabilidade ao Culto Sagrado, e também em relação àqueles que vêm rezar e participar da Santa Missa.

Na formação foi observado que o Salmo na Santa Missa, devido a sua importância litúrgica e pastoral, faz parte da liturgia da Palavra e auxilia a assembleia na compreensão e assimilação dos textos bíblicos selecionados, posicionando-se após a primeira leitura. Jamais o Salmo deverá ser omitido!

Com a realização da atividade, a Comissão Diocesana de Liturgia segue empenhada para que haja comunhão e convergência de informações e conhecimentos em todas as comunidades da Diocese, segue atuando para todos aqueles que queiram, organizando formações de cunho espiritual, bíblico litúrgica, musical e prática para que se faça no Memorial da Paixão e Morte de Jesus Cristo, um Culto agradável a Deus.

Colaboração: Comissão Diocesana de Liturgia