Pe. Gibrail Walendorff

Nascimento: 19 de fevereiro de 1961
Ordenação Presbiteral: 29 de abril de 1995

O Pe. Gibrail nasceu em 19 de fevereiro de 1961, em Soledade-RS. Filho de Jardelino Rodrigues Walendorff e Olga Alveni Walendorff, agricultores, residiam e participavam na comunidade São Sebastião.

Concluiu seus estudos fundamentais como jovem leigo e trabalhador até os 24 anos de idade. Sempre envolvido com a juventude e a catequese nesse período, participou de alguns encontros vocacionais na Diocese de Cruz Alta e na Província do Capuchinhos.

Em novembro de 1984, por indicação das Irmãos de Nossa Senhora Aparecida, conheceu a Província São Francisco de Assis, OFM, em Porto Alegre/RS. Em março de 1985 ingressou no Postulantado em Taquari/RS, esse foi o início da Caminhada Vocacional. Em 1986 fez o Noviciado em Daltro Filho, distrito de Garibaldi, hoje município de Imigrante.

Em janeiro de 1987 fez os votos temporários e foi morar em Porto Alegre na casa dos estudantes de Filosofia no Bairro Ipanema. Em 1988 iniciou o curso de Filosofia e concluiu em dezembro de 1993, conferido o título de Licenciado em Filosofia, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Em março de 1991 iniciou os estudos de Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF da Província dos Frades Menores Capuchinhos do RS e concluiu no dia 07 de dezembro de 1995.

Em 26 de março de 1994, na Paróquia Santa Clara, na Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS foi ordenado Diácono, por Dom Osvino José Both, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre/RS.

No dia 29 de abril de 1995 foi ordenado Presbítero na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Soledade/RS, por Dom Jacó Roberto Hilgert, Bispo da Diocese de Cruz Alta/RS e celebrou a primeira Missa na Comunidade São Sebastião, 1º distrito de Soledade/RS.

Em dezembro de 1999 pediu a Província São Francisco de Assis para fazer uma experiência como padre diocesano. Fez o encaminhamento ao Arcebispo de Porto Alegre, Dom Altamiro Rossato, de imediato o encaminhou para conversar com Dom Thadeu Gomes Canellas, já definido como Bispo da Diocese de Osório, que o acolheu com alegria e propôs trabalhar na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha, como Vigário Paroquial junto ao Padre Aloysio Nedel, em memória.

De 2001 a 2003 foi o primeiro pároco na Paróquia Nossa Senhora do Caravággio em Osório/RS. Em 2004, antes de encerrar o período de exclaustração, foi fazer uma experiência na Diocese de São Luiz de Montes Belos/GO, retornando em outubro para encaminhar o pedido definitivo de dispensa dos votos da Ordem dos Frades Menores.

Em 2005 foi admitido em incardinado em definitivo na Diocese de Osório, neste período trabalhou na Paróquia São Pedro em Terra de Areia até final do ano. Em 2006 esteve no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos em Viamão, como Diretor Espiritual, neste mesmo ano iniciou o curso para Diretores Espirituais.

Em 2006 iniciou o Curso de pós Graduação lato sensu – Formação de Educadores, promovido pela Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB – Sul IV e da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB – SC, em Florianópolis/SC e conclui em 2007. No dia 06 de maio de 2008 recebeu o Certificado da FAJA – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Núcleo de Extensão e Especialização de Belo Horizonte/MG.

Em outubro do mesmo ano fui nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Catedral de Osório até o ano 2009.

Em 2010 foi nomeado primeiro Pároco da Paróquia São Pedro de Xangri-lá. Ali permaneceu durante três anos.

Em 2012 foi em missão para a Diocese de São Luís de Montes Belos/GO, trabalhar na Paróquia Cristo Rei de Aragarças/GO, permanecendo neste trabalho até julho de 2013. Após foi transferido para o Seminário Menor em São Luís de Montes Belos trabalhar como Reitor, onde concluiu sua missão até final de 2015.

Retornando à Diocese de Osório para trabalhar como Pároco na Paróquia São José Operário na Vila São João, em Torres/RS, permanecendo dois anos.

No final de 2017 fez um pedido ao Bispo Dom Jaime Pedro Kohl para prestar uma ajuda a família que estava enfrentado dificuldades de saúde com sua madrasta, que estava com alzheimer, foi trabalhar na Diocese de Cruz Alta, na Paróquia São Pedro Apóstolo em Ajuricaba/RS de 2018 a 2021.

Neste período fez o Curso de Especialização para Agentes da Pastoral Familiar, ministrada pelo Instituto Nacional da Pastoral Familiar (INAPAF) em Três Fases de 120 horas.

Ainda em 2020 participou do Curso de formação para Agentes de preparação para Noivos do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, 10h de estudos.

Por fim, de volta à Diocese de Osório, em dezembro de 2021 assumiu a Paróquia São Cristóvão do Caraá/RS, dando sequência a missão sacerdotal até os dias atuais.