Notícias da diocese › 04/04/2022

Bispo da Diocese de Osório presidirá Missa dos Santos Óleos no dia 13 de abril em Dom Pedro de Alcântara

A Diocese de Osório, tradicionalmente tem realizado a Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos, na quarta-feira pela noite, em uma das igrejas do Litoral Norte, possibilitando que fiéis possam conhecer e participar desta celebração que possui um significado todo especial.

Neste ano, a Missa do Crisma ocorrerá no dia 13 de abril, quarta-feira, às 19h30min, na igreja Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara.

A Celebração também conhecida como a Missa da Unidade reúne todo o clero, padres e diáconos, com o bispo dom Jaime Pedro Kohl, para a renovação das promessas sacerdotais.

O que é a Missa do Crisma

Dois significativos momentos fazem parte de seu rito. O primeiro é a bênção dos óleos que são utilizados nos sacramentos da Crisma, Unção dos enfermos, Batismo, bem como em ordenações de presbíteros e bispos e em dedicações de altares e igrejas. Daí ser também chamada “Missa dos Santos Óleos”.

O segundo, é o fato de ser considerada a celebração da instituição do sacerdócio. Nela o clero diocesano renovará as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, também sendo considerada pela Igreja a “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo.

A Santa Missa também será transmitida pela Pastoral da Comunicação no Facebook da Diocese de Osório e paróquias além do Youtube da Diocese.