Artigos › 07/12/2017

Regional Sul 3 disponibiliza material de preparação ao Natal

Mais uma vez o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os fiéis gaúchos a se prepararem para o Natal e oferece às (arqui)dioceses do Rio Grande do Sul um caminho até a festa no nascimento de Jesus Cristo. O material, elaborado pela equipe de subsídios do Regional, traz como grande tema a paz.

“O Natal, com as semanas que o antecedem, é tempo oportuno para resgatar e redescobrir o que significa, para a comunidade de fé, a encarnação de Deus na história humana”, destaca o arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente do regional Sul 3, Dom Jaime Spengler. A proposta é, através do exercício da Leitura Orante de textos do Evangelho, que cada cristão seja conduzido a experiência do encontro com o Senhor, explica Dom Jaime.

O material é composto por um caderno com reflexões, um cartão com a imagem do Anjo da Paz, cartões representando as bolas de Natal com a palavra “paz” escrita em diferentes idiomas, e um envelope onde deve ser colocada a contribuição para a Campanha da Evangelização. O material deve ser encomendado com as arqui(dioceses).

No caderno estão as orientações sobre como usar o roteiro. A Arquidiocese de Porto Alegre também produziu vídeos com a equipe que preparou o material para auxiliar a na realização dos encontros. Abaixo também estão os áudios dos refrões orantes propostos para as celebrações (melodia e voz: Frei Luiz Sebastião Turra, OFMcap | violão: Nelson S Pereira). Confira:

Encontro Pessoal – Vinde a mim, Eu vos darei a Paz! (Mt 11,25-30)

Tem por objetivo tocar em âmbito pessoal e personalizar e comprometer cada discípulo – “meu natal, meu compromisso de fé” (conversão pessoal). Com uma motivação para oração pessoal: vinde a mim vós que estais cansados e eu vos darei a paz! E no símbolo da Bola de Natal (são os frutos da caridade), a pessoa será motivada a escrever/compor uma oração de gratidão e compromisso com paz e no último encontro levará até a Igreja no encontro da comunidade, quando coletivamente se montará a árvore natalina.

Encontro Familiar – A construção da paz começa em casa (Mt 7,24-28)

Tem por objetivo atingir a família/casa. Que este encontro seja realizado na família ou com os moradores da casa, quando for colocado (fixado) na porta da residência a “guirlanda” – anjo da paz: Paz na Terra”. (Lc 2,13). Traz a proposta de pacificar as relações interpessoais na família, construir a casa sobre a “rocha” da Paz.

Encontro nos Grupos – Vamos acolher o Príncipe da Paz (Is 9,1-6)

O foco deste encontro são os grupos solidários (vizinhos, amigos, trabalho) ou encontro com a comunidade, pois a construção da paz passa pelo caminho da amizade e da solidariedade entre pessoas que convivem no mesmo ambiente. O gesto concreto (envelope e participação – Campanha da Evangelização), que deverá ser levado à Comunidade no 3º domingo do advento. Também o grupo pode propor outras iniciativas de solidariedade, como, por exemplo, campanhas do Kilo, caminhadas pela paz, gestos concretos etc.

Encontro na comunidade – Chegou para nós a verdadeira Paz (Lc 2,1-14)

Tem por objetivo a comunidade. O nascimento de Jesus foi anunciado aos pastores e, estes, partem para encontrar-se com o recém nascido. A comunidade é o lugar da vivência com o “Menino de Belém” e de testemunhar a construção de um mundo livre da violência, alicerçado nos valores da verdade, da justiça e da paz. A proposta é que neste encontro se construa coletivamente a árvore de Natal com o símbolo do 1º encontro (bola com os compromissos de cada pessoa para viver bem o Natal).

Outras propostas

Outras propostas da equipe regional é que a Celebração de Abertura do itinerário será realizada no primeiro final de semana do Advento.

Também que haja uma Celebração Penitencial – de acordo com a possibilidade de cada comunidade. Com a proposta da temática: paz que supera o ódio e a violência. Além disso, que possa ser combinada a bênção da Ceia ou Almoço de Natal em famílias.

* Por Amanda Fetzner Efrom – Jornalista – Arquidiocese de Porto Alegre