Grupos de Famílias

Referencial:

Pe. Luciano Motti

Equipes:

Cada grupo tem um animador; a paróquia tem a equipe de coordenação dos animadores dos Grupos de Famílias, que participa do COMIPA; em nível diocesano, o COMIDI é o responsável por coordenar os Grupos de Famílias.

Grupos na diocese – A Diocese conta com cerca de mil grupos, presentes em praticamente todas as comunidades e paróquias.

O que são

Grupos de vizinhos que realizam o mandato de renovação da Igreja a partir das pequenas comunidades. Surgidos a partir do programa de evangelização da virada do milênio (Ser Igreja no Novo Milênio), estão presentes em todas as comunidades da Diocese.

Objetivos

Ser Igreja nas casas e renovar a vida da Igreja a partir da pequena comunidade. Desenvolver algumas das dimensões essenciais da fé cristã: fraternidade, oração bíblica, relações estreitas entre as pessoas de fé, caridade e cuidado com os pobres e frágeis. Cultivar a espiritualidade missionária.

Organização

Cada Grupo de Famílias tem um animador, responsável por organizar os encontros que se realizam quinzenalmente (Encontros de preparação para o Natal, Encontros quaresmais e Encontros dos Grupos de Famílias). A Diocese produz os roteiros de Leitura Orante que acompanham cada grupo durante o ano. Ao final do ano, há uma grande celebração diocesana dos Grupos de Famílias, a cada ano em uma comunidade diferente.