Notícias da diocese › 13/05/2019

Torres recebe a 9ª Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado

Nesta terça-feira, 14 de maio, às 19h, a Paróquia São Domingos recebe a 9ª Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado, no Centro de Pastoral (Rua Firmino Paim, 400, Centro de Torres), aberta a todas as pessoas da comunidade paroquial, assim como às paróquias vizinhas, de forma totalmente gratuita.

De acordo com o pároco de Torres, Pe. Leonir Alves, “a oficina é oportunidade muito importante para conhecermos esse tipo de trabalho que o Alencar desenvolve, além de entendermos o porquê de certas coisas que temos na igreja. Muitas vezes achamos algo bonito, queremos fazer bonito, mas nem sempre o bonito é litúrgico e, também, conhecendo podemos ter o litúrgico bonito”, comenta.

A igreja é um lugar de celebração. É possível melhorar este espaço para melhor acolher e vivenciar a liturgia?”, é a proposta da Oficina promovida pela “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, levando às paróquias e comunidades dicas práticas de como projetar, construir, reformar ou reorganizar igrejas.

Segundo o arquiteto e urbanista, Alencar Massulo de Oliveira, sócio proprietário do Paralelo 36, trata-se de um trabalho voluntário do Paralelo 36, o qual tem por um dos objetivos levar às comunidades as informações básicas da simbologia dos espaços de celebração.

A grande novidade desta 9ª edição é que a Oficina irá inaugurar um trabalho que o Paralelo 36 vai realizar em três comunidades da Paróquia São Domingos: Santa Luzia (Centro), Sagrado Coração de Jesus (Igra) e Santo Antônio (São Jorge).

“A Oficina dará início a três grandes projetos ao mesmo tempo – e, com isso, três perspectivas de experiências diferentes, realidades diversas que irão conviver umas com as outras, projetos que enriquecerão de simbolismo e qualidade os espaços em que as pessoas se encontram”, explica Alencar afirmando estar muito motivado a iniciar esta tarefa que, na sua opinião, proporcionará viver, na prática, a unidade na diversidade, a arquitetura de proximidade, a construção em comunidade.

Além de Alencar Massulo, também a sua sócia, a arquiteta e urbanista, Teisla Klein, está dedicada aos projetos. De acordo com os profissionais, a 9ª Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado é aberta a todas as pessoas, independente do lugar a que pertençam, e, além do conteúdo de história da Igreja – e de como se organizam ao longo do tempo os ambientes de celebração -, visa oferecer soluções práticas e simples de como se pode melhorar os espaços onde nos reunimos e celebramos.

Dicas de posição dos móveis, iluminação adequada, som, que tipo de piso se adapta melhor e quais situações se deve evitar, acessibilidade, onde colocar a pia batismal, que cores são recomendadas para dentro e para fora da igreja, qual a melhor solução para a Via Sacra, como preparar a chegada e a saída das pessoas, a praça, o estacionamento, as calçadas, dicas de segurança (PPCI), entre outros, tudo o que se pode melhorar será assunto na Oficina.

Edições anteriores foram realizadas nas paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha), São Pedro (Terra de Areia) e Nossa Senhora do Livramento (Guaíba), Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Dom Pedro de Alcântara) e Paróquia São Pedro (Xangri-lá). Também foi realizada uma Oficina para a turma de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio do Grande do Sul (PUC-RS), além da participação no Seminário Diocesano de Catequese 2018 e 2019 (em conjunto com André Evaldt) (Osório). Também outras paróquias têm demonstrado interesse em realizar a proposta, que pode se dar ao longo do ano, sob agendamento prévio.

Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas

A “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, é especializada em Espaço Litúrgico e Arte Sacra – construção, reforma e conservação de espaços sagrados e é a responsável, por exemplo, pelos projetos da reforma da Catedral Nossa Senhora da Conceição – Osório, Santuário Nossa Senhora de Lágrimas – Caraá, a secular igreja São Domingos – Torres e inúmeras outras igrejas na Diocese de Osório e em outras cidades.

Mais informações sobre a Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado contate (51) 99916-5924 (Alencar Massulo) ou (51) 99829-9298 (Teisla Klein). A Paralelo 36 também realiza a Oficina para além das paróquias da Diocese de Osório.