Artigos › 02/03/2020

Subsídio motiva preparação para Páscoa no Rio Grande do Sul

O material está disponível em todas as dioceses e paróquias do Estado e propõe encontros e celebrações para a Quaresma

A apresentação do subsídio anuncia: estamos nos preparando para a Páscoa! “É a festa da vida, da esperança, da vitória do bem sobre o mal, do amor de Deus pela vida, manifestado pela paixão, morte e ressurreição de seu Filho Jesus, que se faz presente no coração de cada um de nós”, aponta dom José Gislon, presidente da CNBB no Regional Sul 3.

Preparado pela equipe estadual de subsídios, que pensa e produz os materiais de formação e reflexão no Estado, o subsídio deste ano aponta que a preparação para a Páscoa pode ser realizada através de quatro encontros que refletem os temas: Amor que dá Vida; Vida que se entrega; Cuidar da Vida; e Em Cristo há sempre Vida. Além destes encontros, o material apresenta também roteiros para Via-Sacra, Celebração Penitencial e para Bênção das famílias e das casas no dia da Páscoa.

Frei Luiz Turra integra a equipe produtora do material e ressalta a escolha do tema: “Cristo vive e te quer vivo”, inspirado na abordagem do Papa Francisco na Exortação Apostólica Christus Vivit, direcionada de maneira especial aos jovens. Frei Turra reforça também a relação do texto com a Campanha da Fraternidade deste ano, que traz o tema “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso”. “Olhamos para a realidade que nos cerca, onde a vida é tão maltratada e precisa ser resgatada dentro do plano original de Deus”, aponta ele, finalizando: “Por isso queremos contemplar aquele que assumiu a vida humana na sua totalidade para redimir a humanidade e trazer vida nova para todos”.

A proposta dos encontros – para ser celebrada em grupos de famílias, amigos, vizinhos ou na comunidade – é acompanhada da figura de uma Cruz, com Jesus Cristo Ressuscitado. “Essa imagem pode ser colocada na porta das casas, indicando a preparação da família para a Páscoa”, explica a equipe de redação do texto.

Onde adquirir?

O Regional Sul 3 da CNBB confeccionou em 2020 mais de 160 mil kits (livreto e cruz) que já estão disponíveis nas paróquias e arqui/dioceses do Estado. Para a aquisição, procure a secretaria da sua paróquia.

Equipe de Produção de Subsídios

Na manhã desta segunda-feira (02), o grupo responsável pela organização e produção do roteiro de encontros e celebrações realizou sua primeira reunião do ano. Durante o momento, os participantes avaliaram o material da Quaresma e iniciaram a construção do subsídio de Natal, que será utilizado em todo o Rio Grande do Sul durante o Advento deste ano.

Fonte: CNBB Sul 3 / Victória Holzbach