Notícias da diocese › 18/06/2017

Seminaristas recebem ministério do leitorado

Na última quinta-feira, 15 de junho, a solenidade de Corpus Christi em Três Cachoeiras, presidida por dom Jaime Pedro Kohl, bispo da diocese de Osório, também contou com um momento marcante na caminhada vocacional de três jovens seminaristas da Diocese.

Éderson Oliveira e Adriano Bitencourt, do 2º ano de Teologia, e Laudemir Dermachi, do 3º ano de Teologia, receberam do bispo diocesano, dom Jaime Pedro, o ministério do leitorado dando mais um passo rumo ao serviço da Igreja.

O ministério de leitor tem não só a função específica da proclamação da Palavra nas missas, exceto o evangelho, mas compreende também a catequese. Segundo o seminarista Ederson, “tudo que está voltado à Palavra de Deus como a catequese, o ensino, a meditação, a vivência da espiritualidade bíblica, são alguns exemplos.”.

Na trajetória de preparação dos seminaristas em direção a ordenação diaconal e presbiteral, o ministério do leitorado foi mais um passo dado pelos jovens. Uma caminhada de formação e de etapas que vão sendo assumidas e vivenciadas pouco a pouco por meio do serviço à Deus e aos irmãos.

A próxima etapa a ser realizada na caminhada dos seminaristas Ederson Oliveira e Adriano Bitencourt será a realização do Ano Pastoral em 2018. Já o seminarista Laudemir seguirá os estudos teológicos e fará o Ano Pastoral posteriormente.

São etapas importantes na formação dos candidatos ao presbiterado, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual são chamados, avançando para “águas mais profundas”, lançando suas redes.

Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.

Fotos: Arquivo pessoal/Éderson Oliveira