Notícias da diocese › 18/06/2018

Seminário Regional de Liturgia teve representação da Diocese

Com o objetivo de contribuir para a formação litúrgica e espiritual dos agentes de Pastoral Litúrgica do Rio Grande do Sul, no último final de semana, 15 a 17 de Junho, em Veranópolis, aconteceu o Seminário Regional de Liturgia.

De acordo com os organizadores, por meio da divulgação no site da CNBB Sul 3, “o Seminário promoveu o debate sobre a liturgia como fonte da vida espiritual da Igreja, tomando como referência os salmos, no contexto da oração da Igreja, com Cristo e em memória da sua Páscoa, nas horas da vida.”.

O Seminário que contou com a presença de leigos/as, seminaristas, padres e religiosos na Casa Recanto Medianeira, dos Irmãos Maristas, teve a assessoria da Irmã Maria da Penha Carpanedo, membro da congregação Discípulas do Divino Mestre. “No atual momento da Igreja do Brasil, com tanta procura e tantas ofertas de oração, muitas vezes com acentuada tendência devocional, desvinculadas da liturgia, é preciso retomar com maior profundidade a liturgia como ‘escola’ na qual se aprende a crer de coração, a orar e a viver a fé à luz da memória pascal do Cristo e da Igreja”, ressalta a Irmã Maria, que também faz parte da Rede Celebra de animação litúrgica e da equipe de reflexão da CNBB, no setor de música.

Participação da Diocese de Osório

A Diocese de Osório esteve representada no Seminário com a presença de 10 leigos/as de 5 paróquias, acompanhados pelo referencial da Liturgia e Ministérios da Diocese, Pe. Ricardo Justin Jacob.

De acordo com o Pe. Ricardo, “a liturgia, na sua essência, constitui-se num espaço privilegiado de encontro e comunhão, por isso a participação no Seminário, momento de formação, promovido pelo setor de liturgia da CNBB Sul 3, se fez tão importante.”.

Sobre a temática debatida no Seminário, Pe. Ricardo destaca que a liturgia se oferece como fonte no caminho, fonte que alimenta e expressa a fé. “A fé pessoal é vivida na comunidade, é neste encontro comunitário que é possível o encontro com a Santíssima Trindade, a comunidade perfeita do amor e o encontro de irmãos e irmãs,” explica Pe. Ricardo.

O Seminário Regional de Liturgia é promovido pelo Setor de Liturgia da CNBB Sul 3 e acontece, tradicionalmente, no mês de junho.

Fonte: CNBB Sul 3 e Comissão de Liturgia da Diocese de Osório.