Notícias da diocese › 21/01/2018

Sementes Crioulas serão cambiadas e comercializadas na 41ª Romaria da Terra do RS

No início de janeiro, em Santa Cruz do Sul, aconteceu a Escola de Jovens Rurais com o curso para jovens agricultores sobre “Guardiões de Sementes Crioulas e Multiplicadores da Agroecologia”.

Na oportunidade se estudou além de temas sobre a Agroecologia, a temática da 41ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul também ganhou destaque: “Mulheres Terra: Resistência, Cuidado e Diversidade”.

 

Sementes Crioulas

As Sementes Crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, com características bem específicas. Estas sementes, passadas de geração em geração, também podem ser preservadas nos muitos bancos de sementes que existem no Brasil.

Um banco de sementes serve como garantia para os produtores rurais, pois mesmo os melhores exemplares podem sofrer com problemas climáticos, como a falta ou o excesso de chuva. Caso uma safra seja prejudicada, os agricultores podem contar com as sementes estocadas para recuperar a produção, além de também contribuir para a preservação da agricultura familiar e a preservação do meio ambiente e sua biodiversidade.

Conheça mais sobre o assunto participando da 41ª Romaria da Terra do RS, no dia 13 de fevereiro de 2018, em Rio de Dentro – Mampituba, que contará com a presença dos Guardiões das Sementes Crioulas de diversas regiões do Estado, que estarão expondo, trocando e comercializando as Sementes Crioulas.

Fotos: Arquivo CPT/RS

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.