Notícias da diocese › 06/03/2018

Secretárias paroquiais participam do CONASPAR em Aparecida-SP

Iniciou nesta terça-feira, 6 de março, às 13h30min, no Santuário de Aparecida – SP, a 3ª edição do Congresso Nacional de Secretários Paroquiais – CONASPAR. Representando a Diocese de Osório participam secretárias das paróquias de Três Cachoeiras, Vila São João, Morrinhos do Sul-Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Osório, Capão da Canoa, Tramandaí e da Cúria Diocesana.

O Congresso que segue até a próxima sexta-feira, 9 de março, registrou a presença de 250 participantes, entre secretários, secretárias e padres de paróquias, cúrias e de casas religiosas de todo o Brasil.

De acordo com a secretária da Cúria diocesana de Osório, Marilene Dias, o Congresso iniciou com o lançamento do tema do evento, “Secretaria: fortalecidos por uma nobre missão” e, no primeiro momento, grupos de partilha foram formados para conversas sobre as alegrias e desafios nas paróquias, permitindo troca de experiencia entre os participantes. “Foi uma tarde bem legal, já com técnicas motivacionais que nos fizeram pensar sobre o que nos move, o que é importante na nossa vida”, explica Marilene.

Pela tarde, a programação do CONASPAR contou com a presença de Augusto Cezar, integrante da banda Dom, que desenvolveu o tema “A espiritualidade de Santo Agostinho na secretaria paroquial” e, na sequência, encerrando os trabalhos do dia, Eliana Ribeiro, abordando “Como administrar a vida familiar com a missão na Igreja”.