Notícias da diocese › 24/01/2018

Santuário Nossa Senhora das Lágrimas: 125 anos de fé

Na cidade de Siracusa, localizada na Sicília, foi registrado, pela primeira vez, em 1953 uma pequena imagem de Nossa Senhora derramando lágrimas

Na sua 125ª edição, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, no Alto-Caraá, terá sua programação iniciada no dia 20 de fevereiro com uma “Pedalada” saindo de Santo Antônio da Patrulha até o Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas, que contará na sua programação até o dia 28 de fevereiro com Missas, bênçãos e confissões diárias.

De acordo com o pároco Pe. Nilso Ricardo Zanella, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas é considerada um dos maiores eventos religiosos da Diocese de Osório, para o qual estimasse a participação de 45 mil romeiras/os.

O Santuário em Caraá

Projeto de ampliação do Santuário Nossa Senhora das Lágrimas conta com a contribuição dos devotos para acolher cada melhor as/os romeiras/os

Uma experiência viva de fé que levou e leva ainda nos dias de hoje, no município de Caraá/RS, milhares de peregrinos a manifestar a sua devoção a Nossa Senhora das Lágrimas.

Foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX, trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposa prometeu se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada a Nossa Senhora das Lagrimas. O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto do Caraá.

20, terça-feira

Pedalada com saída às 19h30min de Santo Antônio da Patrulha

21, 22 e 23, de quarta a sexta-feira

Tríduo às 20h

24, sábado

Missa às 9h (Pe. Jair de Pinho), 10h30min (Pe. Edegar da Rosa ), 15h (Pe. Ricardo Jacoby), 16h30min (Pe. Ozeias dos Santos), 18h30min (Pe. Vilson Schäfer), 20h (Pe. Gilberto da Silva) e às 21h30min (Pe. Edson Bataglin) e, após, apresentação do Grupo de Canto “Dom de Deus” de Santo Antônio da Patrulha.

25, domingo

Missa às 6h (Pe. Nilso Zanella), 8h (Pe. Rodrigo Schüler), 10h (Pe. Luciano Motti), 12h (Nilso Zanella) e 15h (Dom Jaime Kohl) com procissão.

27, terça-feira

Missa dos Trabalhadores às 20h

28, quarta-feira – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas

Missa às 8h, 10h e às 15h (Pe. Nilso e Pe. Ildomar), com a participação dos cavaleiros.

Como também é habitual, serão dadas bênçãos individuais aos peregrinos e ouvidas confissões. Ao meio-dia será servido um delicioso churrasco.

Refeições e estacionamento

Dois amplos locais estarão preparados para receber os peregrinos para as refeições. Haverá amplo espaço para estacionamento, sendo que muitos peregrinos aproveitam para acampar no local, já que existe uma área com árvores frondosas para esse fim.

A Prefeitura de Caraá tem mantido o apoio com melhorias dando as condições de acessibilidade ao local.

Caminhadas

São esperados cerca de 45 mil romeiros vindos de várias regiões do RS e do Sul Catarinense

Muitos peregrinos preferem ir até o Santuário caminhando em peregrinação. Em Santo Antônio da Patrulha essa tradição já acontece há vários anos. As caminhadas são em grupo e iniciam na quarta-feira, com maior concentração no sábado e domingo.

Os romeiros dispõem de vários caminhos para chegar ao Santuário, sendo os principais a Estrada Caraá  / Alto-Caraá e o caminho que liga Osório à Caraá pelo Morro da Borússia.

Também os ciclistas do Grupo SAPedal que sairão, este ano, na terça-feira, 20 de fevereiro, às 19h30min, da frente da Loja Colombo, em Santo Antônio da Patrulha em direção ao Alto-Caraá, devendo contar com a participação do pároco Pe. Nilso e um carro de apoio ao longo do trajeto. Da cidade de Osório também um expressivo grupo de ciclistas partirá rumo ao Santuário.

Tradicionalmente cavaleiros também marcam presença nas Celebrações Eucarísticas no dia de Nossa Senhora das Lágrimas, o dia 28 de fevereiro

Segurança

A Brigada Militar também estará apoiando e dando segurança aos milhares de romeiros que virão ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas.

Transporte

O transporte coletivo ficará a cargo da Empresa Sudeste, que divulgará os roteiros e horários. Mais informações contate (51) 3662-5240 ou (51) 3662-2140.

Devoto

Venha ser um Devoto Fiel de Nossa Senhora das Lágrimas, contribuindo com um valor mensal, que será revertido em melhorias do Santuário, para melhor atender a todos Romeiros. Mais informações de como se tornar um Devoto Fiel de Nossa Senhora das Lágrimas procure a secretária da Paróquia São Cristóvão, em horário comercial, com o Padre Nilso Zanella ou pelo telefone 51- 3615-1267 ou pelo e-mail saocristovao@diocesedeosorio.org

Oração à Nossa Senhora das Lágrimas

“Comovido com o prodígio do derramamento de tuas lágrimas, oh! misericordiosíssima Virgem de Siracusa, venho hoje prostrar-me a vossos pés, e animado com uma confiança por tantas graças que tens concedido, venho a Vós, oh, Mãe de Clemência e de piedade, para abrir-vos meu Coração, para alojar em teu doce Coração de Mãe todas as minhas penas, para unir minhas lágrimas a às vossas: as lágrimas da dor por meus pecados e as lágrimas das dores que me afligem.

Olhai-as, Oh! Mãe querida, com rosto benigno e com olhos de misericórdia, e pelo amor que tens a Jesus, dignai-vos consolar-me e escutar-me.

Por vossas santas e inocentes lágrimas dignai-vos conseguir-me de vosso divino Filho o perdão de meus pecados, uma fé viva e ardente, e a graça que agora, te peço…

Oh! Mãe minha, e esperança minha, em vosso Coração Imaculado e dolorido ponho toda minha confiança.

Coração Imaculado e dolorido de Maria, tende compaixão de mim.”

Rezar a Salve Rainha.

Colaboração: Pascom da Paróquia São Cristóvão – Caraá