Notícias da diocese › 10/12/2017

Reunião ampliada em preparação a 41ª Romaria da Terra do RS acontece em Mampituba

Faltando cerca de dois meses para a realização da 41ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, as equipes envolvidas na organização participarão nesta segunda-feira, 11 de dezembro, da 4ª Reunião Ampliada na comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba, a partir das 18h30min, em preparação ao evento. A Reunião Ampliada também é aberta para demais interessados que desejarem participar dos preparativos e se colocar desde já em sintonia com o evento.

3ª Reunião Ampliada realizada em Três Cachoeiras

A 4ª Ampliada acontece no local que acolherá a edição 2018 da Romaria da Terra do RS, em 13 de fevereiro, terça-feira de carnaval. Evento que vai reunir lideranças de movimentos sociais, caravanas representando as 18 dioceses do RS e da diocese de Criciúma, no Sul Catarinense, bem como todo o povo que desejar participar. Na programação também está previsto para os dias 11 e 12 de fevereiro, domingo e segunda-feira, o 13º Acampamento da Juventude, no mesmo local da Romaria da Terra, programação que reúne as juventudes do RS para também contribuir com as reflexões das temáticas propostas na Romaria da Terra.

Para a Reunião Ampliada, as equipes de trabalho envolvidas com as diversas frentes de organização, como o Acampamento da Juventude, Comunicação, Infraestrutura, Liturgia e Animação, entre outras, apresentarão os encaminhamentos já realizados e ajustes necessários para deixar tudo pronto para o evento que deve reunir aproximadamente 12 mil participantes.

Pela primeira vez, nos 40 anos anos de Romaria da Terra do RS, o tema principal norteador do encontro será as mulheres – sejam elas do campo ou da cidade, todas estão representadas no tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”.

Não se quer com o tema reduzir a reflexão apenas à igualdade de gênero, embora salutar, mas especialmente, convocar mulheres e homens para juntos discutir questões e reivindicações da população e motivar as lideranças locais para a busca e o fortalecimento de seus direitos e espaços.

“Mulheres e homens, lado a lado, por meio do diálogo e da solidariedade, podem construir alternativas de vida e de sobrevivência no meio rural e na cidade.”

A 41ª Romaria da Terra do RS é acolhida pela Diocese de Osório, com o apoio da CNBB Sul 3 e da Comissão Pastoral da Terra.

Organize a sua caravana e venha participar conosco.

A Diocese do Litoral Norte gaúcho te espera!