Notícias da diocese › 19/08/2018

Retiro para catequistas aprofundou a catequese para a Iniciação à Vida Cristã

Cerca de 150 catequistas do Batismo e coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais de várias regiões da Diocese de Osório participaram no sábado, 18 de agosto, do Retiro voltado para a missão de ser catequista da Iniciação à Vida Cristã (IVC), especialmente, do Batismo. O Retiro aconteceu na Comunidade Várzea do Padre, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Osório.

A Diocese em comunhão com a Igreja Católica em todo o Brasil tem se proposto a renovar, de forma significativa, a preparação para os sacramentos da IVC, investindo na formação dos catequistas com ênfase aos do Batismo, motivo da promoção desse retiro em Osório.

Com a organização da equipe da Animação Bíblico-Catequética, o evento foi conduzido pelas Irmãs Josete Rech e Helena Coelho, religiosas da Congregação Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) de Santo Antônio da Patrulha.

Na abertura do Retiro, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, esteve presente fazendo referência ao tema do retiro, “A presença da Palavra de Deus na Catequese” e animando os participantes para a missão do catequista do batismo.

As paróquias da Diocese de Osório estão, neste ano de 2018, aderindo de forma processual à proposta diocesana de realizar a preparação para o Sacramento do Batismo junto aos pais e padrinhos em suas residências, conforme a orientação do “Itinerário de Catequese com Pais e Padrinhos”.

De acordo com a referencial para a Animação Bíblico-Catequética, Irmã Rejane Carvalho, IENS, participar do Retiro e ouvir o testemunho dos representantes das paróquias que já estão fazendo a experiência da catequese nas casas das famílias dá uma grande alegria e a certeza de que a Diocese está “semeando” e que as “sementes” frutificarão. “Nesta experiência, somos Igreja em saída!”, afirmou Ir. Rejane.

A nova catequese se difere da condução que anteriormente vinha sendo utilizada de apenas um encontro pontual de poucas horas. A nova proposta vem renovar o sentido do Sacramento e quer, consequentemente, renovar e fortalecer a comunidade de fé.

Fotos: Equipe da Animação Bíblico-Catequética