Notícias da diocese › 13/06/2017

Representantes da diocese de Osório participam do CONADIZ e CONAGE

Entre os dias 9 e 11 de junho, em São Paulo, durante a Expocatólica, representantes da diocese de Osório participaram do Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha (CONADIZ) e do Congresso Nacional de Gestão Eclesial (CONAGE).

O CONADIZ contou com a presença do referencial para a Pastoral do Dízimo na diocese de Osório, Pe. Jair Peres de Pinho, juntamente com lideranças das paróquias de Xangri-lá, Vagner Romeu Gonçalves e Vanderlei Halmenschlager, e, de Capão da Canoa, Paula Valente, Fagner Valente, Ulisses Claudino, Maria Alice Schwan e Gabriel Schwan. O evento teve como propósito a capacitação técnica dos agentes da Pastoral do Dízimo e da Partilha, buscando proporcionar um momento formativo e também celebrativo.

Segundo Pe. Jair, o Encontro tem como contribuição para a Diocese a orientação para a organização da Pastoral como um serviço para a comunidade. Esclarece ainda que o Dízimo não é exclusivamente finanças, mas possui uma espiritualidade que está de forma especial na questão da bíblia, na Leitura Orante e uma prática de vivência também da participação de visitas às famílias. Também foi destaque no Congresso, de acordo com Pe. Jair, o conhecimento de algumas estratégias para a organização do Dízimo em todos os processos que envolve desde a coleta até uma maior interação junto ao Conselho para Assuntos Econômicos – CAE.

Já no Congresso Nacional de Gestão Eclesial (CONAGE) participaram as secretárias paroquiais de Maquiné, Josiani Ricardo e Myriam Alves, e, de Capão da Canoa, Priscila Martins e Ginara Machado, que além de vivenciarem uma rica troca de experiências entre as pastorais diocesanas e paroquianas, também contaram o aprimoramento de questões relacionadas aos aspectos administrativos e financeiros, com base na gestão eclesial contábil e financeira dos recursos captados, assim como sua aplicação em benefício da comunidade. Evento que também buscou despertar nos envolvidos, o comprometimento com os bens materiais da Igreja e a importância da capacitação continuada das pessoas que os administra.

Para a secretária Josiani, a participação gerou muito ânimo para a busca de uma comunidade participativa e também uma administração eficiente. Josiani destaca da programação do CONAGE o tema abordado sobre comportamento humano. “Por meio de exemplos e maneiras foi tratado o gerenciamento de conflitos paroquiais e também temas de gestão e empreendedorismo que abordaram a parte administrativa da paróquia, focando que com a administração em ordem sobra tempo para o mais importante, que é evangelizar”, explica Josiani.

Também a comunicação foi abordada por meio de orientações sobre o correto uso das redes sociais nas paróquias e comunidades, tema que segundo Josiani, reforça o trabalho que vem sendo realizado pela Pastoral da Comunicação da diocese de Osório.

Ainda, o atendimento de qualidade foi o assunto que encerrou o CONAGE e segundo a secretária Josiani, a fez recordar que o “atendimento de qualidade” tem sido assumido pela diocese de Osório, se mantendo com frequência na pauta das reuniões das secretárias paroquiais.

Ao todo, 14 pessoas participaram do CONADIZ e do CONAGE representando a diocese de Osório, retornando com o propósito de se reunirem e fazer multiplicar o conhecimento e práticas dos eventos nas 22 paróquias da Diocese.

Fotos: Pastoral do Dízimo