Notícias da diocese › 24/01/2021

Pe. Tiago Gomes atua em projeto de evangelização por meio das mídias digitais

A Igreja com o Concílio Ecumênico Vaticano II, através do decreto “Inter mirifica”, manifestou a sua convicção sobre a importância do uso dos meios de comunicação social e das tecnologias a serviço da evangelização.

No documento, encontramos a afirmação de que, dentre as maravilhas do gênio humano, está a comunicação. O uso dos meios de comunicação através das tecnologias “contribuem eficazmente para recriar e cultivar os espíritos e para propagar e afirmar o Reino de Deus” (IM,2).

Nesse sentido, segundo o doutor em teologia, Pe. Tiago Gomes, nesse tempo de pandemia, momento de crise que instiga à necessidade de evangelizar com criatividade e ousadia, tendo em vista a internet como um novo areópago (desafio/lugar) para o anúncio da fé, surgiu a iniciativa de elaborar reflexões diárias do Evangelho através de um canal no YouTube.

Pe. Tiago atualmente é reitor e responsável pela formação no Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em Viamão/RS, onde atua durante a semana, e também é pároco na Paróquia São José em Três Cachoeiras/RS, atuando aos fins de semana, e mesmo com uma agenda atribulada, dedica horas à produção e gravação de vídeos diários para o canal “Evangelho do Dia“.

Com o canal, que pode ser acessado no YouTube pesquisando as palavras “Tiago Gomes Padre”, o presbítero disponibiliza, de forma simples e direta, uma pequena reflexão da fé cristã, a fim de oportunizar um momento diário de contato com a Palavra de Deus.

Confira o Pe. Tiago apresentando a proposta:

O interesse da Igreja pela comunicação social e, hoje através da internet, usando as mais variadas redes sociais e ferramentas digitais, é a promoção da evangelização. O Papa São João Paulo II afirmou que o primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações que está unificando a humanidade e transformando-a numa “aldeia global” (cf. Redemptoris Missio,37).

Além do canal no Youtube, Pe. Tiago também utiliza para difundir suas reflexões a sua página pessoal no Facebook e listas de transmissão pelo Whatsapp.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de evangelização do Pe. Tiago Gomes? Acompanhe no Facebook da Diocese de Osório, que passa a compartilhar diariamente o “Evangelho do Dia” com Pe. Tiago Gomes, pela emissora de rádio da Diocese de Osório, Rádio Maristela 106.1 FM (www.radiomaristela.com.br), às 6h30min da manhã, ou acesse:

WhatsApp: 51 98410-1038 (solicite para receber no Whatsapp)