Notícias da diocese › 07/11/2017

Paróquias das praias planejam atividades para a temporada de verão

Párocos e diáconos das paróquias praianas, juntamente com o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, estiveram reunidos no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos de Torres, nesta manhã de terça-feira, 7 de novembro, para discutir e planejar uma agenda de atividades, ações, celebrações e, acima de tudo, assumir um posicionamento de especial acolhida aos visitantes veranistas, como também, ao povo que vive e busca as igrejas durante a temporada de veraneio. Durante o verão, algumas paróquias têm seu público de fiéis quase que triplicados, oportunizando um espaço e tempo propício para a evangelização.

Segundo dom Jaime, praticamente todas as regiões do RS acabam veraneando nas paróquia das praias da Diocese de Osório. É oportunidade da Igreja Particular do Litoral Norte gaúcho volver um olhar cuidadoso para todos que virão e permanecerão na região litorânea.

Algumas das iniciativas que ocorrerão durante o período de veraneio, que inicia com as celebrações de natal e se estenderão até o final de fevereiro, será a garantia de celebrações litúrgicas em praticamente todas as comunidades, pois fora da alta-temporada muitos balneários não têm movimento de pessoas. Também as celebrações passarão a contar com horários diferenciados, poderão ocorrer em praças, como em Torres, ou até mesmo na areia da praia, como acontece às sextas-feiras, na praia do Remanso, em Xangri-Lá.

Ainda alguns eventos e ações, bem como a realização de ampla divulgação das iniciativas e horários das celebrações serão realizadas pela Pascom de cada paróquia com folders, cartazes e redes sociais.  Também a 41ª Romaria da Terra que acontece em 13 de fevereiro de 2018, terça-feira de carnaval, será levada como um convite e proposta de participação aos paroquianos da Diocese e aos visitantes turistas.

Participaram da reunião da Paróquia de Torres, o pároco Pe. Leonir Alves, o vigário paroquial, Pe. Almo Köhler e o diácono Paulo José Machado, de Xangri-Lá, o pároco Pe. Luciano Motti, de Capão da Canoa, o pároco Pe. Edegar da Rosa, de Arroio do Sal, o pároco Pe. Luiz Santin e de Tramandaí e Imbé, o pároco Fr. Irineu Trentin.

Os horários e locais das celebrações litúrgicas para a temporada de verão 2017-2018 serão também divulgadas no site www.diocesedeosorio.org a partir da segunda quinzena de dezembro.