Notícias da diocese › 26/03/2020

Padre Tiago Gomes defenderá sua tese de doutorado em Teologia nesta sexta-feira, 27 de março

O padre Tiago Gomes, pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras/RS, após seis anos de pesquisa, entre mestrado e doutorado, defenderá nesta sexta-feira, dia 27 de março, às 15h, via Skype, sua tese de doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio de convênio pela Ruhr-Universität Bochum, da Alemanha.

O tema da tese é “O Logos se fez diálogo”, inspirada em João 1,14: “o Logos (Palavra) se fez carne e habitou entre nós”. De acordo com Pe. Tiago, a tese trabalha a economia (forma de ação) do Logos como processo/sistema de fazer teologia, vendo em Jesus Cristo (Logos encarnado) a estrutura fundamental do teologizar, como interpretação da transcendência na imanência a partir de um compreender histórico.

“O jogo de palavras “Logos” (Λόγος) e “diálogo” (διάλογος) expressa a perspectiva dialógica aberta pelo Logos eterno de Deus que assume a natureza humana na dinâmica da história, a fim de revelar o mistério de Deus por meio de um diálogo fraterno”, explica Pe. Tiago.

A tese está estruturada em três partes: 1) Logos hermenêutico (método: ver/interpretar); 2) Logos dialógico (julgar/analisar); 3) Logos colaborativo (agir/propor uma prática).

“Parte-se da premissa que a revelação de Deus é sempre uma Palavra divina na palavra humana, e que Jesus Cristo une misteriosamente Deus e realidade como uma expressão iconográfica de Deus”, complementa Pe. Tiago.

Como doutorado em teologia, com especialidade em teologia sistemática, Pe. Tiago Gomes continuará a exercer o papel de perito da Comissão de Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assim como permanecerá a exercer o ministério pastoral como presbítero da Diocese de Osório.