Notícias da diocese › 13/12/2018

Jubileu de Prata: 25 anos de ordenação presbiteral de Pe. Jair Peres de Pinho

No dia da festa da Mãe de Deus, 1º de janeiro de 2019, a comunidade de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Pitangueiras – Santo Antônio da Patrulha, celebrou juntamente a familiares e amigos de Pe. Jair Peres de Pinho a trajetória dos seus 25 anos de sacerdócio, iniciados nessa comunidade quando da ordenação presbiteral.

O Jubileu de Prata recordou a partir do lema presbiteral da ordenação de Pe. Jair, “Que todos sejam um” (Jo 17,21), a trajetória em diversas pastorais e movimentos em diferentes paróquias. Estiveram presentes na celebração o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Pe. Vilson Schäfer, Pe. Celito Moro (Arquidiocese de Santa Maria), o bispo da Diocese de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, Pe. Cirineu Furlanetto e Pe. Renato Rogério Neuhaus (Arquidiocese de Porto Alegre) e Pe. Miguel.

Durante a homilia, o padre Celito, padrinho de Pe. Jair, destacou o cultivo da espiritualidade, a atuação sacerdotal e, sobretudo, a dedicação do Pe. Jair à atividade artística fazendo referência aos estudos nos último meses na Itália, sempre uma possibilidade de renovação, inspiração e equilíbrio entre a rotina de ser padre e o bem-estar pessoal. “É tão bonito quando o padre tem uma formação e atuação para além de rezar missa, porque daí pode dialogar com a cultura de hoje, entendendo e citando Paulo VI, no documento Evangelii Nuntiandi, o mundo hoje não escuta mais os mestres, mas escuta os mestres quando eles dão testemunho”, afirma Pe. Celito.

Jubileu de Prata

Para a celebração do Jubileu, Pe. Jair optou em passar pelas paróquias que atuou durante os 25 anos de presbitério, rememorando a sua trajetória vocacional junto ao povo que conviveu com o seu sacerdócio. Um calendário de celebrações está programado.

Além da comunidade Nossa Senhora da Boa Viagem – Santo Antônio da Patrulha, também terão missas em ação de graças pelo Jubileu de Pe. Jair nas paróquias: São José – Palmares do Sul (5/1, sábado, 18h30min), Santo Antônio – Santo Antônio da Patrulha (6/1, domingo, 9h), São João Batista – Camaquã (8/1, terça-feira, 19h).

Confira o álbum de fotos da Celebração de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem: