Notícias da diocese › 15/11/2018

Padre da Diocese de Osório colabora na construção do Programa Missionário Nacional em Brasília

Nesta semana, de 12 a 16 de novembro, um encontro de estudo, reflexão e aprofundamento, referente ao segundo passo do Programa Missionário Nacional, o JULGAR (ILUMINAR), acontece na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília.

Participa o coordenador diocesano para a Animação Missionária na Diocese de Osório, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, representando o Conselho Regional Missionário da CNBB Sul 3 (Comire), além de membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, integrantes da equipe nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), dentre outros representantes de alguns outros Organismos.

O encontro tem refletido sobre as discussões realizadas em todos os Regionais, buscando construir um Programa Missionário Nacional. Trata-se de um Programa elaborado a partir da realidade dos 18 Regionais, observando objetivos, metodologia, etapas, conteúdos, formação, espiritualidade e celebrações. O objetivo desse processo de construção de um Programa Missionário Nacional é chegar a um trabalho melhor articulado, com fios condutores comuns, facilitando a formação de assessores junto aos COMIREs e respeitando o que é mais específico de cada Regional.

Itinerário

Os membros do Conselho Missionário Nacional (COMINA), reunidos na 35ª Assembleia Nacional, realizada em março de 2018, reconheceram a necessidade de que a ação missionária, na Igreja do Brasil, tenha diretrizes fundamentais a partir da construção coletiva de um Programa Missionário Nacional. A proposta do Programa seria apresentada na próxima Assembleia da CNBB, em abril de 2019 e, se aprovada pelos bispos, estaria em vigor nos anos 2019-2022.

O processo de construção do Programa Missionário Nacional está se dando em três passos:

VER: coleta de dados dos 18 Regionais e compilada uma síntese do levantamento da realidade missionária, feita a partir dos Regionais.

JULGAR (ILUMINAR): elaborar elementos de fundamentação que servirão de suporte para o Programa Missionário Nacional, a partir do estudo e da reflexão sobre a antropologia, eclesiologia, missiologia, ecologia integral e a Sagrada Escritura.

AGIR: a partir do VER, JULGAR (ILUMINAR) serão propostas ações para fazer parte do Programa.

Fonte: POM