Notícias da diocese › 03/09/2019

O diácono Laudemir Demarchi é ordenado presbítero em Osório

No último sábado, 31 de agosto, às 18h, realizou-se a ordenação presbiteral do diácono Laudemir Demarchi. A Missa Solene com o rito de ordenação presbiteral foi presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório.

Participaram da celebração padres formadores do Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, seminaristas, membros do clero diocesano, familiares e amigos do padre Laudemir e comunidade paroquial.

Em sua homilia, dom Jaime Pedro destacou a importância da oportunidade de refletir sobre a resposta que se está dando a Deus, por meio do sim ao serviço à Igreja e ao povo de Deus. “A resposta ao chamado de Deus para o Ministério é um tanto significativa, porém exigente, porque requer disciplina, uma dinâmica de entrega total do seu tempo, da sua vida, dos seus sentimentos, dos seus afetos, uma entrega à Cristo, à Igreja e ao povo santo de Deus”, afirma dom Jaime.

Após a homilia iniciou-se o rito de ordenação com a interrogação do bispo ao candidato que expressou o seu propósito de exercer o ministério, a ladainha dos santos, a imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice,  passos que constituem a ordenação presbiteral, segundo o Pontifical Romano.

Após a celebração, a comunidade presente foi convidada a confraternizar, no salão paroquial no Centro de Osório, com o novo padre. Padre Laudemir seguirá atuando na Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, onde já se dedicava à pastoral como diácono, auxiliando o pároco, Pe. Adalberto Lumertz Borges.

Trajetória

O diácono Laudemir Demarchi, natural de Sarandi/RS, será ordenado presbítero para a Igreja Católica no Litoral Norte gaúcho. Nascido no dia 21 de dezembro de 1988, às 5h30min da manhã, é o terceiro filho de Irineu Demarchi e Carmen Bousetto. Tem duas irmãs, Inedia Carina, casada com Marcio Gonçalves e tem três filhos: Yohana, Júnior e Yasmin (afilhada de batismo do diác. Laudemir) e Cinara Demarchi, casada com Jackson Schneider, tem três filhos: Luiz Felipe (também afilhado de batismo do diácono), Maria Eduarda e Davi Luís.

Entrou no seminário em 2004, para conhecer esta realidade vocacional, embora, segundo ele, o desejo de ser padre não era claro naquela época. Com o passar do tempo e, após algumas paradas na caminhada vocacional, sempre com o espírito de acertar o melhor caminho a seguir, o chamado à vocação presbiteral passou a ser mais forte. “O chamado, pouco a pouco, passou a dar o verdadeiro sentido para a minha vida e, desde então, sigo como peregrino respondendo a este chamado de Deus”, afirma Laudemir.

Confira entrevista sobre a trajetória de Pe. Laudemir, AQUI!

Confira o registro fotográfico da agente da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Sônia Ósio: