Notícias da diocese › 04/12/2018

Eventos internacionais de Arte Sacra e as Oficinas de Arquitetura do Espaço Sagrado oferecidas às comunidades

Membro da Comissão de Arte-Sacra da Diocese de Osório, o arquiteto e urbanista Alencar Massulo de Oliveira, participou em 2018 de dois grandes eventos internacionais que trouxeram um olhar mais ampliado sobre os espaços de celebração das comunidades.

De acordo com o arquiteto e urbanista, Alencar, responsável por inúmeros projetos de reformas e construções de espaços litúrgicos na Diocese, os eventos de natureza tão diversa e com temas bastante semelhantes permitem expandir o horizonte a fim de qualificar os lugares do nosso dia-a-dia. “Tanto o Congresso Litúrgico Internacional (Maio-Junho/2018, Mosteiro de Bose, Itália) quanto a Bienal de Arquitetura (Maio-Novembro/2018, Veneza, Itália) nos convidam a pensar sobre os espaços livres e de uso coletivo a partir da realidade local. As ruas, as praças, as calçadas, os jardins, os átrios, os grandes salões… Como transformá-los em ambientes de convivência, de uso múltiplo e compartilhado?”, explica Alencar.

Para o especialista, celebrar a liturgia em um lugar acolhedor é um desafio que começa desde o “lado de fora”, porque tudo deve contribuir para que as pessoas possam se colocar em sintonia fraterna, quer seja dentro da igreja ou em seus arredores. “O urbanismo da cidade e arquitetura do que construímos devem ser estimuladores do ‘convite’ e do ‘envio’, deve nos colocar próximos, deve permitir que a convivência seja espontânea e gratificante”, explica Alencar.

Neste sentido, as Oficinas de Arquitetura do Espaço Sagrado promovidas pelo Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas vêm buscando socializar este assunto ao propor, de forma simples e prática, alternativas que as paróquias e comunidades podem realizar a curto prazo. “Uma singela reorganização daquilo que já existe tem o poder, muitas vezes, de deixar um espaço mais acolhedor – basta que direcionemos o olhar para o essencial”, acrescenta Alencar.

Fotos: Divulgação – Paralelo//36

A “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, é especializada em Espaço Litúrgico e Arte Sacra – construção, reforma e conservação de espaços sagrados e é a responsável, por exemplo, pelos projetos da reforma da Catedral Nossa Senhora da Conceição – Osório, Santuário Nossa Senhora de Lágrimas – Caraá, a secular igreja São Domingos – Torres e inúmeras outras igrejas na Diocese de Osório e em outras cidades.

A Oficina é realizada na paróquia que solicita e tem em média 1h30min de duração, podendo acolher de 10 a 30 pessoas participantes. Mais informações sobre a Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado contate (51) 99916-5924 (Alencar Massulo) ou (51) 99829-9298 (Teisla Klein). A Paralelo 36 também realiza a Oficina para além das paróquias da Diocese de Osório, com ajuda de custo para o deslocamento.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.