Artigos › 09/05/2018

Novo bispo de Vacaria é presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre

A Igreja do Rio Grande do Sul recebeu, com muita alegria, na manhã desta quarta-feira (9), a nomeação feita pelo Papa Francisco do Padre Silvio Guterres Dutra, reitor do Seminário Maior de Viamão (RS), filho do presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre, para Bispo Diocesano de Vacaria (RS).

O Padre Silvio será o sétimo Bispo da Diocese de Vacaria, substituindo Dom Irineu Gassen que, ao completar 75 anos, teve seu pedido de renúncia acolhido.

Nascido em Encruzilhada do Sul no ano de 1966, o sacerdote completa em dezembro deste ano 25 anos de ordenação presbiteral. Em 1993, Padre Silvio assumiu, em Camaquã, sua primeira paróquia, como vigário. Como pároco, já passou pelas paróquias Santa Ana, Nossa Senhora do Montserrat, Madre Teresa de Calcutá, em Porto Alegre, e Nossa Senhora de Fátima, em Guaíba. Assumiu como vice-reitor do Seminário Maior de Viamão em 2012, e como reitor em 2013. Sua ordenação episcopal e posse canônica serão realizadas nos próximos meses.

“O ministério ordenado vale a pena quando o coração não é pequeno. Quando existe generosidade e abertura de coração, e isto tu tens, que Deus te ilumine!”, afirmou o Arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Jaime Spengler, ao agradecer a dedicação de seu presbítero.

Nesta conversa com Dom Jaime, Padre Silvio revela que sua vocação é motivo da mais profunda realização pessoal e também projetou sua missão à frente do povo de Vacaria. Assista:

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre