Notícias da diocese › 28/05/2018

Milhares de romeiros/as participam da 40ª Romaria à Gruta de Dom Pedro de Alcântara

Dom Pedro de Alcântara, de acordo com o pároco Pe. Adalberto Lumertz Borges, recebeu no último domingo, 27 de maio, cerca de 6 mil romeiros/as para a 40ª Romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, localizada em um lindo vale do município, onde fica o Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora.

O domingo esteve com céu azul, temperatura alta, permitindo que diversas famílias e grupos de amigos se deslocassem até o município, inclusive a pé. Muitas pessoas fizeram o percurso saindo de Torres/Vila São João, Três Cachoeiras e Terra de Areia, percorrendo distâncias entre 20 e 30 km como forma de homenagear e agradecer a Mãe do céu que intercede ao Pai pelos seus filhos/as.

Desde cedo, já por volta das 5h da manhã, grupos se dirigiam a Dom Pedro de Alcântara para em romaria chegar ao Santuário da Mãe e ainda encarar cerca 100 degraus até a gruta no alto do morro onde está a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e da Santa Bernadete, a jovem que em 1858, juntamente com sua irmã Toinette e a amiga Baloume foram buscar lenha na gruta de Massabielle e avistou uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Fato esse registrado por Santa Bernadete em um total de 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

As muitas pessoas de diferentes idades que subiram os degraus até os pés da Imagem, o faziam movidos por muita fé, confiança no amor da Mãe que olha e atende seus pedidos de saúde, de paz na família, por uma vida melhor para os seus familiares. Alguns devotos rezaram também pela difícil situação dos caminhoneiros que seguiam em greve e por todo o povo brasileiro.

Duas Missas foram celebradas no altar monumento que está localizado bem no meio do Santuário ao ar livre, com vasta beleza natural, à sombra da mata atlântica preservada pela comunidade local.

A Missa das 8h30min da manhã foi presidida pelo pároco local, Pe. Adalberto, e a das 10h30min foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, e concelebrada pelo presbíteros presentes.

A Rádio Maristela, vinculada à Diocese de Osório, realizou a cobertura da Romaria para a sua audiência no Litoral Sul catarinense e Litoral Norte gaúcho com a presença do diretor da emissora, Pe. Leonir Alves e dos comunicadores Melissa Maciel e Nataniel Silva.

A programação continua…

13ª Romaria dos Motociclistas

3 de junho de 2018

Missa – às 11h

11ª Cavalgada da Fé

10 de junho de 2018

Missa – às 11h

Acesse o álbum completo de fotos AQUI!

Fotos: Melissa Maciel