A Voz do Bispo › 16/05/2020

Tempo de Misericórdia e Solidariedade

Durante a Quaresma cantamos muitas vezes: “Perdão, Senhor! Misericórdia!” Com a Páscoa a misericórdia virou festa, alegria e esperança! Na quarentena em que vive o Brasil e o mundo, é preciso lançar a luz da Páscoa de Cristo ressuscitado sobre as realidades pessoais e sociais, elevadas a situações planetárias. As soluções para a pandemia são buscadas nos cuidados imediatos: medicamentos, vacinas, respiradores e adequação dos hospitais… Tudo conclama para a solidariedade.

Neste tempo, mais do que nunca, pedimos ao Senhor misericórdia para o nosso mundo que acorda de um longo letargo, feito de individualismo, preocupado com o lucro, a busca insaciável do prazer e do poder. Aos cristãos cabe, à luz da Páscoa, testemunhar o amor de Deus, cientes que tudo concorre para o bem dos que o amam.

Deus, o Pai das Misericórdias, quer consolar e ajudar, em Jesus Cristo, todas as pessoas. Por isso, cada um deverá encontrar a sua forma de exercer a misericórdia e manifestar a solidariedade. Os médicos e profissionais da saúde, com tantos exemplos recentes de verdadeira imolação, desdobram-se misericordiosamente junto aos doentes e afetados pelo novo coronavírus. Os cientistas têm nos laboratórios de pesquisas seu campo de misericórdia e solidariedade.

A acolhida e atendimento aos grupos mais carentes da sociedade, bem como as populações de rua expressa misericórdia e solidariedade. As muitas campanhas por cestas básicas também são belos gestos de misericórdia para com aqueles que passam fome. É sinal de misericórdia obedecer às normas estabelecidas pelas autoridades no uso das máscaras, lavar com frequência as mãos e outros cuidados para evitar o contágio. Misericórdia é também evitar gastos supérfluos e vencer o orgulho de uma pretensa onipotência.

Frei Raniero Cantalamessa, na homilia da Sexta-feira Santa, dizia: “A pandemia nos despertou bruscamente do perigo maior que sempre correram os indivíduos e a humanidade, o delírio de onipotência. Bastou o menor e mais informe elemento da natureza, um vírus, para nos recordar que somos mortais, que o poderio militar e a tecnologia não bastam para salvar. ‘Não dura muito o homem rico e poderoso, é semelhante ao gado gordo que se abate’ diz o salmo. E é verdade!”.

Misericórdia é também o zelo de nossos sacerdotes nas celebrações transmitidas pelos meios de comunicação e nas campanhas de alimentos promovidas nas comunidades. Todos estes são sinais de misericórdia e que Jesus Ressuscitado está presente no meio de nós e não nos abandona!

Certos que o Espírito da Verdade prometido virá nos libertar, prosseguimos nosso caminho, cheios de esperança, certos que a misericórdia divina triunfará e a solidariedade será assumida como novo nome da paz.

 

Para refletir:

O que está amadurecendo dentro de mim nesse tempo de isolamento social? Quais valores e atitudes estou redescobrindo como importantes para mim, minha família e consequentemente para a sociedade? Consigo perceber, no meio disso tudo que vem acontecendo a partir do Corona, algum apelo à misericórdia e à solidariedade?

 

Textos bíblicos: At 8, 5-17; 1Pd 3, 15-18; Jo 14, 15-21; Sl 49 (48).

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.