A Voz do Bispo › 18/01/2019

O vinho melhor

Embora o tempo da epifania tenha terminado, a manifestação da identidade e missão de Jesus continua na nossa Liturgia Dominical.

Jesus foi convidado a uma festa de casamento junto com seus discípulos. A mãe Dele também estava lá. Como veio a faltar vinho, ela apresenta o problema ao seu filho: “Eles não têm mais vinho”. Ele parece não mostrar muito interesse, mas acaba se envolvendo para evitar a situação de desconforto do casal.

Maria diz aos que estavam servindo: “fazei tudo o que vos disser”.

Jesus que antes mostrara indiferença, agora age e pede aos servos para encher as talhas de água até a borda. Realizada a bênção da água ordena que sejam servidos os convivas.

O mestre sala, que nada sabia da origem daquele vinho, elogia o bom vinho deixado para o fim da festa. Conclui o evangelista: “Este foi o início dos sinais de Jesus, manifestou a sua glória e os discípulos creram nele”.

A manifestação da glória de Jesus é manifestação da sua identidade e missão. Reparemos que João não fala em “primeiro sinal”, mas em “início dos sinais de Jesus”. Outros sinais, palavras e gestos prolongam a epifania.

Alguns outros detalhes que nos ajudam a entender a amplitude da mensagem desse texto. O evangelista não pronuncia o nome “Maria”, mas “a mãe de Jesus”. Jesus não a chama de mãe, mas “mulher”. Ainda: “a minha hora não chegou”.

Isso tudo remete ao gênesis, quando outra mulher e outro homem romperam com a harmonia, estragaram a festa da humanidade que agora parece se recompor com a participação fiel de “Outro homem” e de “Outra mulher”. Os sinais estão a dizer que a hora da salvação chegou.

As seis talhas de pedra para a purificação que estavam lá vazias indicam o ritualismo vazio que nada purifica.

O “vinho melhor” pode ser entendido como cálice da nova e eterna aliança, a realização da promessa messiânica, a salvação oferecida à humanidade.

Nós vivemos esse tempo da Nova Aliança, do Novo Casamento de Deus com a humanidade. O momento é novo e a expectativa é nova. Esse nosso tempo é o tempo do vinho novo. A novidade é Ele: Jesus!

Ele está aí e nos espera. É só chegar e entrar. O que estamos esperando?

Muita gente não tem mais o “vinho melhor” da alegria e da esperança cristã. Só o encontro com Jesus pode dar novo sentido a vida de muitos, especialmente aos jovens. Esperamos que a Jornada Mundial da Juventude em curso no Panamá possa ser, para muitos, ocasião de descoberta do “vinho melhor”.

 

Para refletir:

1.Consigo ver e entender os sinais que esse texto de bodas sugere?

2. Como anda a minha vida, presa a coisas antigas e ultrapassadas ou aberta a acolher o “vinho melhor” oferecido por Jesus?

3. Desejo viver e como posso praticar o conselho da mãe de Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser!”

 

Textos bíblicos: Jo 2, 1-11; Is 62, 1-5; 1 Cor 12, 4-11; Sl 95(96).

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.