A Voz do Bispo › 27/11/2020

Não tenhas medo

Neste Domingo, 1º de Advento, iniciamos um novo Ano Litúrgico. Um dos grandes momentos da iniciativa divina em favor da humanidade é a Encarnação do Filho Unigênito de Deus na pessoa de Jesus, concebido por obra do Espírito Santo com a colaboração da Virgem Maria.

Neste ano não seguirei os textos bíblicos próprios da liturgia dominical e sim os temas propostos pelo subsídio do Regional Sul 3 em preparação ao Santo Natal. O Advento alimenta nossa esperança, especialmente neste ano que fomos assolados pela dolorida experiência da pandemia.

O primeiro encontro é inspirado em Mt 1, 18-25, onde o anjo aparece em sonho a José que estava confuso e decidido a abandonar Maria por se encontrar gravida sem sua participação. O anjo assegura: “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Dará a luz um filho, a quem tu chamarás de Jesus, porque ele salvará seu povo de seus pecados”. A concepção de uma pessoa humana é sempre um sinal de esperança, ainda mais quando acompanhada da promessa que será o Salvador da humanidade.

Confiantes na promessa que nós ajuda a vencermos o medo, aproximemo-nos do presépio e com olhar contemplativo e deixemo-nos iluminar pelas reflexões do papa Francisco, feitas para o Natal de 2019. Ei-las:

“O presépio é como um Evangelho vivo… Ao mesmo tempo em que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade daquele que se fez homem a fim de se encontrar com todo o homem, e descobrirmos que ele nos ama tanto que se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele”.

“O presépio leva-nos à gruta, onde encontramos as figuras de Maria e de José. Maria é uma mãe que contempla o seu Menino e o mostra a todos os que vem visitá-Lo. Ao convite do anjo, Maria respondeu: “eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Exemplo de como abandonar-se, na fé, a vontade de Deus”.

“Ao lado de Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José. É o guardião que nunca se cansa de proteger sua família. Quando Deus o avisa da ameaça de Herodes, não hesita de pôr-se em viagem, emigrando para o Egito. Passado o perigo, reconduzirá a família para Nazaré, onde será o primeiro educador de Jesus.  Pensemos nas incontáveis vezes que a noite envolve nossa vida. Mesmo nesses momentos Deus não nos deixa sozinhos”. E diz tem a nós, hoje: “Não tenhas medo!”

 

Para refletir: Quem sou? De onde venho? Por que nasci neste tempo? Por que amo? Por que sofro? Por que tenho que morrer um dia? O Verbo feito carne responde a essas perguntas? Como?

 

Textos bíblicos: Is 63, 16-19; 64, 2-7; Mt 1, 18-25; Sl 79(80).

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.