A Voz do Bispo › 28/10/2019

Ele vive e quer-te vivo

Neste domingo, dia 27, todos os jovens da Diocese com os seus grupos se encontrarão em Arroio do Sal, para celebrar o Dia Nacional da Juventude. São esperados mais de dois mil jovens. Todos os que estão se preparando para a crisma ou que foram crismados neste ano são especialmente convidados a participar.

O tema dessa jornada será: “Ele vive e quer-te vivo!” e o lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,11). Como podem perceber, foi inspirado na Exortação Apostólica “Christus Vivit” ou seja “Cristo Vive” escrita depois da realização do Sínodo da Juventude com grande participação das várias expressões juvenis a nível mundial. Foi um momento bonito de escuta dos jovens e suas igrejas.

No terceiro capítulo da exortação o papa, reconhece que não podemos dizer apenas que os jovens são o futuro do mundo, mas são o presente e o estão enriquecendo com sua contribuição. Reconhece também que os fiéis da Igreja nem sempre tem as atitudes de Jesus e em lugar de ouvi-los tendemos a dar respostas pré-concebidas e receitas preparadas, sem deixar que suas perguntas sejam abordadas e sem aceitar sua provocação.

Ao falar dos adultos que tem a responsabilidade de acompanhá-los no seu processo formativo, demonstra toda sua sensibilidade e consideração pelos jovens: “O coração de cada jovem deve, portanto, ser considerado ‘terra sagrada’, portador de sementes de vida divina, diante de quem devemos ‘tirar as sandálias’ para poder nos aproximar e aprofundar no Mistério”.

Com sua linguagem franca e direta mostra sua aposta no jovem: “Antes de tudo, quero dizer a cada um a primeira verdade: ‘Deus te ama’. Se já escutaste não importa, quero te lembrar: Deus te ama. Nunca duvides, apesar do que te aconteça na vida. Em qualquer circunstância, és infinitamente amado”.

E continua: “Ele vive! É preciso voltar a recordá-lo com frequência, porque corremos o risco de tomar Jesus Cristo, apenas como um bom exemplo do passado. O que nos enche com sua graça e que nos liberta, o que nos transforma, o que nos cura e nos conforta é alguém que vive, é o Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de luz infinita”.

Lembrando que foram redimidos pelo precioso sangue de Cristo, com carinho de pai, adverte: Jovens queridos vocês não tem preço! Não são peças de leilão! Por favor, não se deixem comprar, não se deixem seduzir, não se deixem escravizar pelas colonizações ideológicas.

Queridos jovens da diocese de Osório, eu também vos convido: venham, venham participar. Uma programação bonita, feita por jovens, vos espera para juntos alegrar-se e celebrar a vida.

Para refletir:

– Qual é minha atitude com os jovens do meu convívio? Consigo estabelecer com eles um diálogo aberto e franco, livre de preconceitos?

– Acredito do poder, na potencialidade e capacidade dos jovens na construção de um mundo melhor?

– Costumo incentivar os jovens a participar dos grupos de jovens sejam eles de tipo religioso, cultural ou mesmo lúdicos?

Textos Bíblicos: 2Tm 4,6-8.16-18; Lc 18, 9-14; Sl 33(34).